Mérida, Espanha

Mérida foi uma grata surpresa! A pouco mais de três horas de carro de Lisboa, esta pequena cidade ainda em território espanhol esconde um parque arqueológico considerado pela UNESCO patrimônio da Humanidade.

 

Fora do circuito turístico tradicional, paramos em Mérida (conhecemos um casal de Eslovenos que haviam morado na Argentina e falavam portunhol perfeitamente e o nosso guia) para um almoço “breve”. Esse foi o problema, quando me dei conta do que Mérida tinha a mostrar quase surtei. Sim, em pouco mais de duas horas não conseguiria ver tudo que queria ver: nada mais do que ruínas de uma cidade que fora de domínio romano em pleno território espanhol!! Um conjunto arquitetônico que englobava um teatro, uma arena, um templo dedicado a Deusa Diana, uma ponte romana e um Museu de arte Romana com o acervo encontrado durante as escavações no parque arqueológico!

 

Situando-se na História: Mérida foi umas das cidades “Augustas”, ou seja, fundada pelo imperador Augusto em 25 a.C. como prêmio para os veteranos das legiões V Alaudae e X Gemina que lutaram contra os cantábricos e os asturianos. Roma designou-a capital de uma das províncias da península, a Lusitânia. Após a decadência do império romano, a cidade manteve a sua grandeza assumindo-se, na época visigótica, como a segunda cidade em importância, imediatamente a seguir a Toledo, a capital.

Imagina o que foi ter pouco mais de duas horas para almoçar e percorrer o máximo que podíamos da cidade. obviamente, alguns lugares ficaram de fora como o museu de arte romana. Mas valeu muito a pena a corrida que demos, a comida que engolimos em minutos e o sol com temperatura de quase 35º C ao meio-dia.

Orientações do viajante remediado:

Mérida fica na província da Extremadura em Espanha, a 60km de Badajoz e a menos de 300km de Lisboa, muito perto portanto de Portugal. A distancia de Madri é de aproximadamente 350 km.

Para chegar a Mérida vindo de Lisboa apanhe a A2 e depois a A6 até à fronteira com Espanha junto a Elvas. Uma vez em Espanha siga na A-5 a partir de Badajoz até Mérida. De Madri, há ônibus direto para Badajoz, chegando lá pegue um para Mérida.

Encontrar os monumentos é facílimo, estão todos muito bem sinalizados. A ingresso para o Parque Arqueológico custa 7 Euros.

Perto da entrada do parque arqueológico existem bons restaurantes com preços bem atraentes.  Há estacionamento também.

10 thoughts on “Mérida, Espanha

  • 28/12 at 2:21 pm
    Permalink

    Olá! Me programei para passar minha última noite de Portugal em Évora e de lá ir para Mérida de carro, a caminho de Madrid. Mas alugar um carro em Lisboa para entregar no dia seguinte em Madrid saiu mais de R$ 2 mil. Não vi muitas opções de ônibus ou trem de Évora para Mérida e de lá para Madrid ( a Alsa tem um horário péssimo para esse roteiro). Alguém teria dicas de como devo fazer para não ter que pagar essa fortuna de aluguel de carro para fazer esse roteiro?

    Reply
    • 29/12 at 1:20 pm
      Permalink

      Olá Rebecca, obrigada pela visita!
      Eu fiz esse trecho de carro, realmente não sei se existe alternativa ao ônibus ou aluguel de carro. Se alguém souber, compartilhe aqui!!
      Boa viagem!

      Reply
  • 15/08 at 9:02 am
    Permalink

    Realmente Mérida e surpreendente. Fiz este trajeto também , e também com pouco tempo, resolvemos ficar no hanbla emérita por 1 dia, sugiro também quem vem de Lisboa da uma parada em Salamanca , Toledo e Ávila.

    Reply
  • 19/05 at 3:53 pm
    Permalink

    Oioi! Vc me instigou. Meu plano é ir de carro de Lisboa até Madrid. Achei Mérida no percurso e estou entusiasmada. Perguntas: 1-vale parar em Badajoz ou sigo direto até Merida? 2-vale a pernoite em Merida e dai seguimos para Madrid. Estarei com meu esposo, sogro e filho de 02 anos… será que esta “descoberta” agrada a todos? Agradeço se puder oferecer dicas. Obrigada
    Ana Rita

    Reply
    • 19/05 at 10:13 pm
      Permalink

      Olá Ana! Obrigada pela visita!
      Eu pararia em Badajoz sim. Na época, pelo tempo escasso, tivemos que optar por Mérida ou Badajoz mas se você tiver tempo, passe em Badajoz e pernoite em Mérida, até porque com idoso e bebê de 02 anos a viagem tem que se mais tranquila… Eu adorei Mérida, parecia que eu estava na Grécia, aquele teatro é imenso de lindo!!!! Pra quem gosta de História, é um ótimo lugar.

      Boa viagem para vocês!

      Reply
  • Pingback: Espanha | Domingão de Twittadas

  • 31/03 at 10:55 pm
    Permalink

    Vc sabe que ônibus pegar de Lisboa para Merida?

    Reply
    • 31/03 at 11:41 pm
      Permalink

      olá Luis, procure no site da Alsa, http://www.alsa.es . Esta é a companhia de autobus que faz este percurso. Eu comprei os bilhetes pela internet quando fui de Madri para Granada e tudo correu bem. O transporte é confortável, seguro e o valor foi ótimo.

      Reply
  • 24/11 at 5:09 pm
    Permalink

    Lindas fotos! Eu quero conhecer Mérida!!!

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: