Primavera na Europa: o que levar na mala?

Não curto muito escrever posts sobre o que levo na mala, que tipo de mala, tipo de calçado, acessórios, etc e tal porque acho que é algo muito pessoal e que cada um sabe o que é importante levar ou não. Mas tenho recebido emails pedindo dicas do que levar de imprescindível na mala para 15, 20 dias de férias.

Ok. vou falar resumidamente sobre a bagagem que levei nesta mais recente viagem a Europa.

Como fomos na Primavera, mês de maio, a variação de temperatura era bem grande. Eu já sabia disso porque quase sempre viajo para Europa na Primavera e sabia que ia pegar essa variação. E não deu outra, começamos a viagem por Budapeste na Hungria com uma média de 25 graus e dias ensolarados e terminamos em Paris com chuva e média de 9 graus. Isso quer dizer que tive que levar desde camisetas até casacos de lã nessa viagem. Na primavera o tempo é BEM imprevisível, você pode pegar sol e calor e no dia seguinte um frio danado. Nada que seja insuportável ou que te impeça de fazer os passeios mas para nós que moramos em um país tropical, 9 graus é bem frio.

Sempre priorizo roupas e calçados confortáveis, andamos muito e conforto é prioridade. Ah! Os calçados! Esse item é muito importante! Tão importante quanto a farmacinha que temos que levar sempre. Nessa viagem eu levei três pares. Dois tênis e uma bota de cano curto.

Um tênis mais esportivo para dias que não tinha chuva porque ele tem partes em tecido para facilitar a evaporação do suor e manter a temperatura agradável nos pés.

Um tênis todo em couro para dias mais frios e/ou chuvosos que funcionou super com praticamente todas as roupas que levei porque ele é discreto, quentinho e confortável. Eu o chamo de ‘pretinho básico”.

 E uma mistura de tênis e bota em camurça para longas caminhadas. Manteve os pés quentinhos e secos nos dias mais frios.

Todos os três são muito confortáveis e eu não tive problemas com bolhas, dores, calos, nada além daquela dor muscular do excesso de caminhada.

Há muitos anos que só compro tênis da Nike. Não é propaganda, já testei Mizuno, Puma, Adidas, mas a forma da Nike é a que os meus pés melhor se adaptam. A bota eu comprei na Outer, uma loja com um design de calçados incrível, uma proposta diferente, elegante e hiper confortável. Senti falta apenas de um sapato melhor para ir ao Balé na Ópera de Praga, mas como usaria sapato apenas nessa vez, resolvi não levar e deixar espaço na mala para outros itens.

Levei agasalhos de lã e nylon. Um mais pesado e os outros três mais leves, sendo dois de lã e um trench coat que eu ia compondo e ganhando opções diferentes. Levei três calças jeans com lavagens diferentes e uma de nylon que usei nos dias de deslocamento de um país para outro porque não suporto viajar e ficar horas sentada com uma calça apertada. Levei também pares de meias que vão até o joelho, o que foi ótimo porque não senti frio “nas canelas” nenhum dia. Rsrsrs

 Leste europeu2013 1016

 Gorro e cachecol não tem como deixar de levar. Até porque se você deixar para comprar lá, corre o risco de não encontrar, porque na primavera as roupas de inverno não estão mais nas lojas… Se quiser, deixe para comprar uns lenços por lá pra variar o look diário.

E a mala, né? Eu sempre, digo SEMPRE viajo com uma mala média.  Na verdade, ela é que define o que eu posso levar ou deixar em casa. A mala média precisa ser o suficiente porque é o tamanho e o peso que você poderá  carregar sem problemas, lembre-se que muitas vezes você utilizará o transporte público e não terá carregador de malas a disposição.

Como mala de mão, eu levo uma mochila para netbook, máquina fotográfica, cabos etc e uma bolsa média tiracolo com os documentos e necessaire básica.

Quando estou arrumando a mala, eu lembro sempre daquela frase: LEVE SOMENTE O QUE PODERÁ CARREGAR.

Sou como você ou nem tanto. Gosto de viajar, conhecer lugares novos, me divertir e sem gastar muito. Na faixa dos 30, carioca, museóloga, aprendiz de fotógrafa, viajante desde muito tempo, sempre atrás de boa comida, conhecedora experiente de chocolates, fã de cachorros e viciada em museus.

26 Comments

  1. Rafaela 2 de dezembro de 2014 16:48 Responder

    Olá. obrigado pelas dicas!
    Mas ainda estou um pouco em dúvida. Vou para a Europa em Abril, dia 10 chego em Augsburg na Alemanha e dia 15 vou a Paris, estou na dúvida quais roupas levo, aina mais que minha filha de 4 anos irá junto. Por gentileza, poderia me dar uma luz? rs… obrigado

    • Juliana 2 de dezembro de 2014 22:45 Responder

      Olá Rafaela, obrigada pela visita!
      Abril ainda é friozinho sobretudo na Alemanha, um bom casaco, gorro e botas são fundamentais. E se tratando de criança é sempre bom se prevenir, leve um casaco grosso e calçados impermeáveis.
      Boa viagem, juliana

  2. Katia Araujo 9 de novembro de 2014 11:28 Responder

    Amei. Mto útil. Arrasou!

    • Juliana 9 de novembro de 2014 23:14 Responder

      Que bom que gostou Katia!!!
      bjs

  3. Marinete 16 de outubro de 2014 16:59 Responder

    Oi Juliana…parabens tudo muito bom…vou para Suíça em março/2015, não sei qual tempo vou pegar, por isso preciso de sua ajuda para roupas…qq ajuda será muito bem vinda, ainda não decidir onde me hospedar, qual cidade, estou procurando algo bem em conta sabe, se tiver uma sugestão de hotel estou aceitando também. O período será de 11/03/15 a 18/03/15, queria conhecer outras cidades como Zurique, Berna, Interlaken, Lucerna, enfim…aproveitar o máximo claro, é minha primeira viagem internacional e quero conhecer tudo que conseguir, por isso estou em busca de um hotel mais barato e com boa localização para ir para outras cidades. Você conhece ou usou o Swiss Pass na Suíça? Se sim o que achou? Compensa? Desculpa-me é muitas perguntas, mas é porque estou sem saber o que fazer com a data chegando, entende né…rsrs. Obrigada e grande abraço.

    • Juliana 17 de outubro de 2014 12:39 Responder

      Olá Marinete, obrigada pela visita!
      eu me hospedei em Zurique e adorei a cidade! Estruturada, limpa e linda! Algo bem em conta pode ser dificil, já que a Suiça ainda utiliza o a moeda franco-suiça que é mais cara do que o Euro. Ele é aceito mas a preferencia é pelo franco. Lucerna é uma linda cidadezinha. Berna tbm vale a visita. Fique em Zurique e vá de trem para essas cidades mas não faça um roteiro mirabolante, não. Assim, vc acaba passando pouco tempo em cada lugar e não vendo nada direito. Aproveite os chocolates e os licores! O swiss pass eu não utilizei mas se vc vai ficar só na Suíça, acho que pode valer a pena sim. É um país tradicionalmente frio e em março as temperaturas ainda estão baixa. Roupas segunda-pele, lã ou fleece, um bom casaco e uma bota impermeável, te garantem conforto sem passar frio. Luvas de couro ou nylon e gorro tbm.
      abs e boa viagem.

  4. Iara d´Ávila Le Du 23 de julho de 2014 18:58 Responder

    Aproveitando sua experiência, me diga, por favor: 12 dias em Paris, de 06 à 18/10/1014, outono portanto, não é? O que levar na mala? oque ver?

    ?

    • Juliana 23 de julho de 2014 19:27 Responder

      Olá Iara, obrigada pela visita. O outono já eh mais friozinho, tenho um post sobre o que levar na mala, da uma pesquisada por aqui. Dicas do que ver e fazer tbm temos várias. O melhor de tudo eh q vc vai ficar doze dias, o que vai dar pra passear bastante!!!!
      Abs,juliana.

  5. Marinéia Franco 13 de abril de 2014 2:08 Responder

    Oi, Juliana, adorei seu blog…estou indo para a Europa dia 07 de maio e fico até dia 18, vou ficar em Paris, Zurique e Lucerna, Veneza, Florena, Roma e Nápoles. Como o lugares tem climas bem distintos, estou com dificuldades para arrumar a mala. Um casacão de lâ seria um exagero? Uma bota de cano alto também, o que vc acha? Me dê algumas sugestões, por exemplo blusinha de manga curta para Roma e Nápoles seria ideal? Aguardo sua resposta e muito obrigada. Abraços.

    http://viagensediversao.com

    • Juliana 13 de abril de 2014 15:34 Responder

      olá Marinéia! Obrigada pela visita! Um casaco de lã poderia ser exagero sim mas como vc vai passar pela Suíça, é melhor garantir. A bota de cano alto acho que não precisa, até pq vai ocupar muito lugar na mala que já estará com o casacão. Roma e Nápoles são cidades quentes mas esfriam à noite, sobretudo em Roma, portanto um casaquinho de tricô é uma boa ideia. Leve scarves (lenços) para compor o visual, caso vc goste. Cachecol, luvas e meias de lã podem ficar no Brasil. É tempo de casacos mais leves mas não esqueça que nessa época a variação de temperatura é grande. Vc acorda com 10 graus, almoça com 30 e vai dormir com 8. Esteja sempre preparada com guarda-chuva e casaquinho na bolsa. Tênis de cores neutras e sapatilhas tbm vão bem com o clima de primavera.
      abs, Juliana

      • Marinéia Franco 13 de abril de 2014 16:26 Responder

        Obrigada pelas dicas, Juliana, levarei então o casacão, um casaco de nylon e um casaquinho, tênis e muitos , muitos lenços rsrsr adoro variar os looks… E, o mais importante… irei conhecer cidades lindas, encantadoras, de culturas bem diferentes da nossa, e que sempre sonhei visitar!!!!!!!! Abraços,Marinéia

        http://viagensediversão.com

        • Juliana 13 de abril de 2014 16:29 Responder

          Que bom! Excelente viagem!
          abs, Juliana :)

  6. nubi 11 de abril de 2014 15:25 Responder

    Amei seu blog! Parabens!

    • Juliana 11 de abril de 2014 21:56 Responder

      Obrigada Nubi!!

  7. ELIUMA 30 de março de 2014 20:35 Responder

    Olá Juliana!
    Vou viajar em 05/05/14 para Europa(França, Suiça, Roma,Espanha e Portugal). Passaremos 23 dias.Estou insegura quanto ao tipo e quantidade de roupa que devo levar, pq é primavera e já ouvi que o tempo fica inconstante. Entretanto, gostaria de levar a quantidade certa para não passar sufoco. Qual a sua sugestão?
    Abs Eliuma

    • Juliana 30 de março de 2014 20:57 Responder

      Ola Eliuma, obrigada pela visita! Eu levo sempre uma mala média com roupas de cores clássicas, acessórios que combinem entre si e calçados confortáveis. Separo tudo, faço as combinações e coloco na mala junto com os produtos de higiene pessoal. Se couber tudo que eu preciso sem precisar de esforço para fechar a mala, é sinal de que está suficiente.
      abs, Juliana

  8. Anna Cris Fenix 10 de março de 2014 1:42 Responder

    Oi Ju, vou fazer a travessia 20 dias de Navio e 5 dias na Europa, decidi conhecer Veneza e Paris e volto por Amisterdã chego na Europa no meio de Abril, o meu problema é… Eu não tenho uma maquina boa e Tênis então…pensei em comprar quando chegar lá, o que acha?

    https://www.facebook.com/AudaciaPura2012

    • Juliana 11 de março de 2014 12:07 Responder

      Oi Anna, obrigada pela visita!
      Acho uma boa ideia!! :)

  9. Gislane 26 de janeiro de 2014 19:58 Responder

    Oi ju, eu, meu esposo e um um casal de amigos faremos nossa primeira viagem internacional, iremos a paris, Londres e Itália, confesso que estamos com friozinho na barriga. Por isso, gostaria de receber dicas de transporte, hotéis, bagagem (peso) e que tipo de roupa levar. Iremos no mês de abril/ maio.
    Obrigada! !

    • Juliana 26 de janeiro de 2014 22:42 Responder

      Olá! Obrigada pela visita!! Fiquem tranquilos, que a viagem será especial!! vcs conhecerão a europa na primavera, uma estação linda e colorida! Tenho varias dicas de Paris e da Itália, dê uma olhada nos tópicos e se tiver alguma dúvida especifica é só escrever, eu te ajudo no que eu puder!
      abraços, Juliana

  10. Alice 25 de janeiro de 2014 1:46 Responder

    Olá, Juliana! Vou passar 23 dias pela Europa (de 27 de março a 18 de abril) passando por Londres, Amsterdam, Berlim, Praga, Munique, Interlaken e Paris. Acredito que pegarei mais dias de frio, mas não tão intensos, né? O que você acha? O que recomenda? Tipo, vou levar uma bota e um tênis… será que levo uma sapatilha ou nem usarei? Cachecol e gorros também devo levar? São tantas dúvidas, pq tenho medi de levar coisas demais na mala! Me ajude! rsrsrs

    • Juliana 25 de janeiro de 2014 22:21 Responder

      Oi Alice! Obrigada pela visita! Bem, esse período ainda é bem friozinho, portanto leve cachecol e gorros sim. Quanto a sapatilha, eu acho que vc não vai usar mas quem sabe com uma meia calça grossa, pra fazer um estilão europeu… rsrsrsrs

  11. Solange 19 de janeiro de 2014 13:16 Responder

    Boa tarde! Eu vou viajar dia 18 de Abril e voltarei dia 05 de Maio de 2014, vou com uma amiga que quer levar a vida na mala rsrs Adorei suas dicas do que levar, pois as vezes vêm aquela empolgação, neste tempo de viagem vamos conhecer 4 países, Portugal, Espanha, Bélgica e Amsterdã. Portugal e Bélgica temos hospedagens com amigos, mas nos outros países não… Gostaria de saber se você tem dicas de hostel baratinhos para ficar? E lugares pra conhecer também… Obrigada Sol.

  12. NAIDE ARCHANJO 22 de dezembro de 2013 23:15 Responder

    Oi, amore…bem vou fazer minha 1º internacional e vou mochilar pela Europa por 3 meses, vou para Portugal (onde tenho lugar para ficar esse período), mas como ganhei quase tudo, gostaria de conhecer alguns Países, o que vc me aconselha? as preferencia são: ESPANHA, PARIS, ALEMANHA, LONDRES, AÚSTRIA, SUIÇA, ITÁLIA…bom agora vem os devaneios…kkkk….MARROCOS, GRÉCIA, TÚRQUIA E QUEM SABE EGITO….aff…muito doido tudo isso, me ajude se puder, amo museus e fotografias, agradeço qualquer conselho ou ajuda…brigadim…ah!! a data será dia 08/junho/2014 com volta dia 05/setembro/2014

    http://facebook

    • Juliana 23 de dezembro de 2013 22:51 Responder

      Três meses na Europa?!?!?!? Se joga!!!Dá pra conhecer tudo isso e mais!!! Minhas cidades preferidas são Paris, Praga e Florença mas em três meses, dá pra vc aproveitar muito!!! Vai ser uma viagem inesquecível!!!!
      bjs e obrigada pela visita!! :)

Gostou do post? Então comente!

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.
%d blogueiros gostam disto: