Antuérpia?! Aham… Onde fica?

Fica na Bélgica. Na região dos Flandres. Por que fui para lá? Bem… tinha alguns dias de férias e já tinha prometido a senhora minha mãe que a levaria para conhecer Lisboa. Eu já havia estado lá outras vezes por isso não iria ficar todos os dias que tinha disponível rodando um lugar que já conhecia. Foi aí que surgiu a ideia de conhecer a Bélgica. O seu entorno, França, Alemanha, Luxemburgo eu já conhecia mas faltava essa região e achei interessante ver um pouco mais além da capital. Foi aí que decidi ir a Antuérpia, lá tinha alguns locais que queria ir: o museu casa de Rubens – famoso pintor flamenco, a Grand Place e algumas igrejas medievais …

Pois bem, como chegar lá era fácil, bastava pegar um trem no aeroporto de Bruxelas e em ½ hora já estaríamos na Estação Central. Escolhi um hotel bem próximo da estação e próximo ao centro da cidade e fiz um roteiro básico. Ficamos dois inteiros na cidade o que deu pra aproveitar bastante.

O que vi:

estação central- dispensa maiores descrições, simplesmente uma das mais lindas que já conheci, tanto a parte principal como seu anexo com traços futuristas.

portugal-e-belgica-353 portugal-e-belgica-356 portugal-e-belgica-355portugal-e-belgica-357  portugal-e-belgica-366

Rue Meir – famosa rua de pedestres com boas lojas e preços bem interessantes. Coma um tradicional wafle no take out, uma lanchonete especializada em wafles.

portugal-e-belgica-372 portugal-e-belgica-374 portugal-e-belgica-376 portugal-e-belgica-380 portugal-e-belgica-384

Grote Markt ou Grand Place – a praça principal da cidade com seus edifícios característicos.

portugal-e-belgica-396

portugal-e-belgica-386 portugal-e-belgica-385 portugal-e-belgica-395

Castelo Steen ou A Rocha, Steen significa “rocha” . É simples, perto de outros castelos espalhados pela Europa mas vale a visita.

portugal-e-belgica-480

Museu Rubens ou Rubenshuis – casa onde o pintor flamengo Rubens viveu seus últimos 20 anos. Aí sim! Vale muito a visita! Dica: adquira o ingresso com audioguide (não tem em português mas dá pra entender tudinho em espanhol) para não perder nenhuma informação.

portugal-e-belgica-427 portugal-e-belgica-435 portugal-e-belgica-436 portugal-e-belgica-438 portugal-e-belgica-461 portugal-e-belgica-462

A cidade é muito organizada, fizemos tudo a pé, com bons restaurantes e lanchonetes, wafles de dar água na boca e com a paisagem de outono colorindo de amarelo o chão cinza deu um charme a mais.

portugal-e-belgica-465

Ah! A Antuérpia é conhecida como a capital mundial dos diamantes, cerca de 80% dos diamantes negociados no mundo passam por lá, ou seja, em cada esquina existe uma loja de joias. Se o valor é atrativo eu realmente não sei, não tenho a menor ideia de quanto vale uma joia com diamantes. Então não posso te dizer se vale a pena comprar joias lá.

Vale a pena conhecer? Vale, se você tiver tempo e já tiver conhecido outros lugares mais expressivos.

Em novembro faz frio com um vento cortante, apesar do sol. Casacos impermeáveis, touca, e botas com solado de borracha são indispensáveis porque nesse período chove praticamente todos os dias, seja de manhã, a tarde ou o dia todo. Nessa época anoitece por volta das 17hs.

Uma dica que pode ser interessante e pegar um trenzinho que sai da Grand Place e percorre os principais pontos turísticos. O passeio dura cerca de 40 minutos e custa 6 euros.

É uma cidade cara? Depende. Ficamos três noites no Ibis atrás da estação central  e pagamos cerca de 200 Euros com café da manhã. Existem bons restaurantes com preços atraentes no centro da cidade, contudo evite os muito próximos as Grand Place.

portugal-e-belgica-485

A passagem de trem de Bruxelas até a Antuérpia custa em torno de 8 Euros.

4 thoughts on “Antuérpia?! Aham… Onde fica?

  • 19/11 at 2:55 pm
    Permalink

    Oi Juliana,
    Cheguei aqui pelo VnV. Adorei seu post, sou fa de Antuérpia! Fiz um bate-volta de Bruxelas há uns anos atrás, no auge do verao (fim de julho) e passei um frio danado! Choveu o dia inteiro, mas mesmo assim adorei.
    Além de todos os lugares legais que você mencionou, achei a cidade fantástica para compras. A Bélgica tem muitos jovens designers super criativos, e Antuérpia tem uma grande concentraçao de marcas locais e européias, para mim foi um respiro da massificaçao de Londres e uma excelente surpresa.
    Um abraço!
    Deb

    Reply
    • 19/11 at 8:45 pm
      Permalink

      É verdade! vi umas lojinhas de design super descoladas!!
      abraços!

      Reply
    • 18/11 at 11:41 am
      Permalink

      Oba!!!! Muito obrigada!!!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: