Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Sabe aquele lugar em que você volta várias vezes e sempre fica com vontade de voltar mais uma vez? Pois é, eu já estive algumas vezes em Arraial do Cabo mas depois que o blog surgiu nunca mais tinha ido lá… Ok! Consertei meu erro! Uma semana antes do Carnaval Arraial do Cabo estava tranqüila, sem muita gente, as praias bem sossegadas e um dia lindo de sol entre nuvens o que garantiu uma brisa e noite frescas.

Das muitas praias que conheço por aí, só Arraial tem um azul caribenho de doer nos olhos! Fora a temperatura da água que é gelada, a cor é tão fascinante e tão exclusiva que cada praia parece ter a sua própria.

O final de semana foi basicamente praiano. Sem muita coisa pra fazer e esse era mesmo o objetivo, nós aqui do blog demos prioridade as praias, ao sossego e obviamente o pouco gasto. Arraial tem opções de atividades como mergulho (a cidade é conhecida como capital nacional do mergulho por conta da fauna marinha e da transparência das águas), passeios de barco, caminhadas. Existem restaurantes razoáveis no centrinho da cidade, pizzarias com preço legal e infinitas pequenas lojas de biquíni e artigos de praia.

Mas eu estava a fim mesmo de sentar na cadeira de praia a ver a vida passar, Arraial do Cabo estava perfeito. Dois dias usando chinelinho, meus pés quase não acreditaram…

Vamos a parte prática?

Se você for de ônibus a Viação 1001, tem horários regulares todos os dias da semana. Consulte o site.

Se você for de carro pegue Ponte Rio-Niterói, rodovia Niterói-Manilha (BR-101), rodovia Rio Bonito-Araruama (RJ-124), Via Lagos (até São Pedro D’Aldeia) e RJ-140. Todas em bom estado de conservação.

A cidade não possui muitos hotéis e pousadas. Os sites de busca de hotéis oferecem boas opções. Os preços para alta temporada são quase irreais para a qualidade que a maioria oferece. Pesquise bastante antes de fechar a reserva.

A cidade é bem pequena, pode-se fazer tudo a pé. A maioria das praias é acessível a qualquer um. Entretanto, na minha opinião  a praia mais bonita é justamente aquela que dá um trabalhinho a mais para chegar: a praia do Forno. Você pode chegar lá através de barcos que fazem passeios pelas praias próximas e partem do Porto do Forno ou ir a pé pelo caminho na mata. O acesso terrestre não é impossível de fazer, mas pode ser um pouco perigoso para quem não leva muito jeito para caminhadas… Uma dica interessante: você pode chegar a praia do Forno a pé, passar o dia lá que no final da tarde pequenos barcos fazem o translado de volta para a praia dos Anjos. O valor fica em torno de 10 Reais por pessoa.

Incrustada em uma área de proteção ambiental, a praia é pequena e foi descoberta pelos turistas que fazem os passeios de barco. No verão centenas de escunas passam por lá e deixam turistas que se divertem com as águas calmas cor de verde-esmeralda. Na baixa temporada, a praia fica praticamente deserta.

O que nos chamou mais atenção foi a revitalização que a cidade passou, calçadas refeitas, uma orla organizada, um trânsito mais orientado. Parabéns a Prefeitura, a cidade merecia mesmo mais cuidado.

Seja qual for o seu objetivo, Arraial do Cabo vale muito a pena! Pra descansar, pra surfar, pra mergulhar, pra pescar, pra namorar… Vá!

5 thoughts on “Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

  • 19/02 at 10:37 am
    Permalink

    Obrigado pelas dicas! Gostei bastante. Arraial do Cabo é um belo lugar.

    Reply
  • 29/06 at 10:37 pm
    Permalink

    Olha tipo eu adorei o seu blog mas porque ao falar de cada coisa voce não coloca uma foto? É mais facil de identificar ….

    Reply
    • 29/06 at 11:01 pm
      Permalink

      oi zul,
      tudo bem? bom, obrigada por ter avisado, eu migrei o blog e na época enfrentei alguns problemas como esse. Juro pra você que o post tinha um monte fotos!! elas sumiram mas eu já as coloquei de volta!!

      abs, Juliana

      Reply
  • Pingback: Feriados nacionais em 2013 | Viajante Remediado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: