Café da manhã de hotel é tudo igual? Não, não é.

Pelas minhas andanças por aí, ao longo do tempo fui percebendo que café da manhã em hotel não é sempre a mesma coisa e que pode ser sim um diferencial na escolha da hospedagem. Primeiro porque existem algumas classificações internacionais padronizadas e utilizadas nos hotéis e hostels, Segundo que quando estou viajando o café da manhã, ao contrário da minha rotina de vida normal, é minha principal refeição e terceiro que não curto muito essa de acordar cedo e ir na padaria mais próxima tomar um café. Portanto, quando estou procurando uma acomodação, o estilo e a qualidade do café da manhã pesam na minha decisão. A questão principal é que existem pelo menos três tipos de café da manhã: o continental (o mais comum), o café da manhã americano (o nome é apenas uma classificação) e o café tropical (mais comum no Brasil e hotéis de praia). A ressalva fica por conta de algumas pousadas menores que preferem “personalizar” o café da manhã, mas no geral existem mesmo esses três tipos de café que são servidos nas hospedagens mundo afora. Vejamos:

 O primeiro e mais comum é o café continental ou pequeno-almoço. Servido na grande maioria dos hotéis. Em alguns estabelecimentos é pago a parte e sempre é servido no salão. Composto por:

-bebidas quentes (café, chá, chocolate);

-pão pequeno ou torradas;

-manteiga,  geleias e

-complementos que dependerão da disponibilidade, geralmente um suco de fruta, um iogurte ou algo tradicional do lugar.

food-1683429_1280

O Segundo mais comum é o café estilo buffet ou café americano. É mais caprichado do que o continental, podemos dizer que é o café da manhã 5 estrelas. Como é servido em hotéis de categoria superior, normalmente já está incluído na diária. Contudo, é bom verificar antes. Composto por:

-bebidas quentes (café, leite, chocolate, chá);

-pães sortidos: pão e torradas;

-frutas: maçã, pêra, banana, laranja, etc;

-suco de frutas: laranja, manga, melancia, melão, etc;

-cereais: corn flakes, granola, musli;

-ovos: omeletes, ovos mexidos, e à lacoque;

-carnes: presunto e salame e

-laticínios: iogurtes e queijos.

breakfast-1583257_960_720

O terceiro é chamado de café tropical. Muito servido no Brasil dada a sua diversidade de frutas e composto por:

-bebidas quentes: chás variados, café, leite , chocolate, capuccino;

-frutas: melão, maçã, mamão, melancia, ameixa uva , abacaxi, figo, banana, laranja e salada de frutas;

-pães e bolos: francês, de milho, de centeio, cuca, croissant;

-cereais, geleias, queijo e ovos.

breakfast-927976_960_720

 O quarto e talvez menos comum para nós mas muito servido no Reino Unido e adjacências é o café inglês. Composto basicamente por:

-bebidas: café ou chá;

-pão torrado ou waffle com manteiga e geleia;

-cereais tipo corn flakes;

-ovos,  bacon ou algum embutido.

breakfast-1246686_960_720

Bom, são esses os tipos de café da manhã que encontramos. Alguns já inclusos na diária, outros pagos à parte, o importante é  certificar-se na hora da reserva. Eu sempre optei pelo estilo continental e nunca tive problemas, em alguns lugares é melhor, em outros mais ou menos mas em todos sempre encontrei o que procurava: pão com geleia, café com leite e algum complemento como iogurte ou fruta.

Uma dica que acho importante falar é sobre o valor do café da manhã e o impacto desse valor no custo final da hospedagem. Já vi algumas boas acomodações com preços ótimos e um café com valor absurdo, em torno de 20 Euros por pessoa e por dia. Muito caro!! É quase o valor de um almoço ou de um jantar. Um preço que acho justo é de até 10 Euros. Já me hospedei também em hotéis com diárias mais altas e com um café da manhã muito bem servido. É importante comparar e ter em mente o que necessário para você. Conheço pessoas que dispensam o café da manhã, comem um biscoitinho com café puro ou chá e seguem o dia. Se você for desse tipo, pode ser mais vantajoso ficar em lugares que cobram o café a parte, porque assim você passa no mercadinho mais próximo, compra alguma coisa,  aproveita a chaleira elétrica que geralmente tem nos quartos, faz seu café e tudo bem! Fica mais econômico. Mas isso só vale para pessoas que conseguem ficar boas horas com pouco ou quase nada no estômago. Eu sempre recomendo aproveitar o café da manhã. Quando estamos bem alimentados os passeios rendem mais e não sentimos a necessidade de ficar “beliscando” nada durante o dia (o que pode ser um gasto considerável no orçamento e quase sempre não é calculado). Mas isso vai do organismo de cada um.

5 thoughts on “Café da manhã de hotel é tudo igual? Não, não é.

  • 28/09 at 3:41 pm
    Permalink

    Juliana, muito oportuno seu comentário. Hoje é até o próximo sábado estarei hospedado em um hotel que, embora tenha me agradado muito, o tal “café continental” me passou uma rasteira. A impressão que tenho é que o serviço foi terceirizado e a empresa que o oferece optou por ofertar o mínimo possível, ou seja, você não se serve, eles servem você com o que eles querem. Valeu a dica para uma próxima.

    Reply
    • 28/09 at 11:08 pm
      Permalink

      Olá Luiz, obrigada pela visita. É sempre bom estarmos atentos a “detalhes” que não são tão detalhes assim, não é mesmo? Já tive algumas decepções com café da manhã mundo afora também…

      Reply
  • 11/01 at 11:22 pm
    Permalink

    Ju, o tema do post é interessante, mas pessoalmente abomino tomar café da manhã nos hotéis. O menu é padronizado em qualquer lugar do mundo, incrível isso, sempre pão, geléia, bacon, ovos etc. O valor quase nunca compensa, mesmo os justos 10 euros mencionados por você. Opto sempre por tomar café da manhã fora do hotel, seja em uma padaria em Lisboa, em um café em Paris ou numa Deli ou Diner de Nova Iorque. Desta forma, além de provavelmente sair mais barato, você conhece realmente a cultura dos habitantes locais. Uma coisa que aproveito também, dependendo do destino, é trocar o café / almoço de domingo (apenas nesse dia) por um brunch. Ao categorizar os tipos de café do post, acho que valeria uma pesquisa um pouco mais detalhada, pois um típico “English Breakfast” é um “pouco” diferente do que você falou. Ele inclui FEIJÃO (isso mesmo) e outras coisinhas igualmente pesadas para o que estamos acostumados. O santo google images pode te exemplificar bem se procurar por “english breakfast”. Abs!

    Reply
    • 14/01 at 1:06 pm
      Permalink

      Fica a dica! Pesquisaremos!

      abs, Juliana

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: