Como escolher um bom hotel?

De todos os emails que chegam aqui, a grande maioria quer sempre a mesma dica: hospedagem.

imagenswagner2013-239 leste-europeu2013-941 portugal-e-belgica-498

Fazer a escolha certa do hotel vai garantir tranquilidade, o bom andamento dos planos de viagem e logicamente, boas recordações. Quem não se lembra daquele hotel “maravilhoso” em que se hospedou naquelas férias com a família alguns anos atrás? Quem não se lembra daquele hotel “horrível”  que nunca mais quer passar nem na porta? Pois é, o hotel, pousada ou hostel que escolhemos para ficar e descansar é um item tão importante quanto o roteiro, os passeios, etc.

Então, tá. Hoje com os sites especializados em buscar e classificar  hotéis, fica muito mais fácil encontrar um que se aplique as nossas necessidades e orçamento. Mas antes de fechar a reserva é sempre bom pesquisar e seguir as dicas abaixo:

Dica número 1: entenda a cidade onde vai ficar. Procure por um mapa (o Googlemaps é bom nisso!), prefira as regiões centrais ou se for uma cidade praiana por exemplo, vale a pena pesquisar nos bairros onde ficam as praias. O principal é se hospedar perto do movimento de comércio, restaurantes, mercadinhos, etc. Esse bairros, “adormecem” mais tarde, ou seja, tem movimento até altas horas da noite, isso pode te dar mais opções e segurança para transitar.

Dica número 2: converse com os amigos. Sim! Assim como aqui no blog que por vezes coloco o link da hospedagem sem ganhar nada por isso, converse com pessoas que já viajaram para o destino que você vai conhecer. Muitos blogs de viagem também falam sobre hospedagem e normalmente indicam o local onde ficaram. Isso conta muito, a experiência pessoal vale muito mais do que um belo site.

Dica número 3: não sou patrocinada pelo tripadvisor.com mas eles possuem uma seção de reviews de hospedagens onde os viajantes podem postar fotos reais das acomodações. Fotos essas que nem sempre condizem com aquelas que vemos nas propagandas. Além de opiniões que podem ser muito úteis na hora de fechar uma reserva.

Dica número 4: reserve com antecedência, imprima e leve o comprovante da reserva com você. Não pense que o hotel vai ter tudo organizadinho, falhas acontecem e pode ser que você chegue na hospedagem, principalmente se for alta temporada, e se depare com um hotel lotado. E sem comprovante de reserva, vai ficar difícil provar que você fez a reserva mesmo.

Dica número 5: prefira fazer a reserva nos sites já conhecidos por oferecerem este tipo de serviço, por exemplo o booking.com, assim você não fica obrigado a ter que pagar pelo menos 30% da reserva meses antes do período que vai estar lá.

Dica número 6: tenha mais de uma opção. Não precisa reservar dois hotéis ao mesmo tempo mas tenha uma segunda opção caso a hospedagem não lhe agrade ou lhe cause problemas. Nem sempre aquilo que vemos no site é a verdade.

Dica número 7: não feche a reserva com o primeiro hotel que lhe parecer bom. Pesquise. Nas cidades turísticas do mundo todo há uma infinidade de acomodações, por isso, é preciso ter paciência e força de vontade para pesquisar bastante.

Dica número 8: para facilitar a pesquisa, defina o tipo de hospedagem: hostel com banheiro compartilhado ou não, pousada central ou mais afastada (se você vai alugar um carro, pode ficar em um lugar mais distante), hotel com café da manhã ou não. Enfim… no Brasil nem tanto, mas na Europa e EUA é essencial verificar se o café da manhã está incluso na diária ou não.

E você? Tem boas indicações e dicas de hospedagem também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: