Complexo arqueológico de Sacsayhuaman, Cuzco

Sacsayhuaman inicialmente foi construída com intuito religioso apesar de várias evidências apontarem que também fora utilizada como fortaleza, principalmente pelos espanhóis. O imperador Inca Pachacutéc iniciou a construção no século XV e levou mais de cem anos para terminá-la.

Como toda construção inca, as pedras se encaixam perfeitamente e sem argamassa. Hoje o que podemos visitar são três grandes fileiras de gigantescas pedras organizadas em zigue-zague, provavelmente a área externa do templo. A destruição ao longo do tempo foi tamanha que o que se pode ver hoje é apenas uma parte da edificação total.  O local foi palco de batalhas sangrentas entre espanhóis e cusquenhos que se defendiam da dominação até a morte.

Soubemos que é possível fazer uma visita noturna com toda a construção iluminada criando um efeito belíssimo. Chegamos lá no finzinho da tarde, com um frio congelante, mas uma vontade imensa de prestar atenção em cada “pedrinha” (piada total já que existem pedras calculadas em 33 até toneladas). Quando saímos do complexo já dava para notar que a iluminação utilizada realmente criava um efeito fabuloso no local.

 

Se você adquirir o boleto turístico a entrada estará garantida. Mas pode comprar o ingresso também na entrada do complexo. Leve sempre um casaco, se a visita for a tarde, mesmo no verão a temperatura cai bastante no final do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: