Conhecendo os glaciares de barco – el Calafate, Patagônia argentina

Se conhecer o glaciar Perito Moreno já é um super passeio, conhecer outros glaciares de barco também é imperdível! São 6 horas no barco percorrendo o lago argentino e vendo bem de perto icebergs e glaciares gigantescos!!! Um espetáculo primoroso da natureza que deve ser visto e registrado! Ainda mais para nós brasileiros que não temos a menor intimidade com tanto gelo e neve.

A excursão sai de Punta Bandera, distante 50 quilômetros de El Calafate,  pontualmente às 9 da manhã. Portanto, fique esperto e antecipe seu café da manhã no hotel. O tansfer deve te pegar lá pelas 6:30.  O ingresso do passeio, eu aconselho comprar com antecedência no site Argentin4U  ou no banner aqui ao lado para evitar a desagradável surpresa de não conseguir embarcar no dia programado porque esse passeio é o mais concorrido da região.

O barco é confortável, conta uma pequena lanchonete que não aceita cartão de débito ou crédito, possui aquecimento no seu interior e é novinho. Ele também é bem estável, dificilmente alguém vai marear.

el-calafate-128 el-calafate-130 el-calafate-133 el-calafate-155 

Conforme o passeio vai percorrendo o lago, os pedaços de gelo vão ficando cada vez maiores e logo começa a se avistar os glaciares, são muitos mas vemos mais de perto apenas três: Upsala, Spegazzini e Perito Moreno.  Suas formações,  a luz que penetra dando um cor azulada exclusiva, o vento congelante, fazem  do passeio um dos momentos mais inesquecíveis dessa região da Patagônia!

el-calafate-144 el-calafate-149 el-calafate-171 el-calafate-174 el-calafate2-584 

el-calafate2-621 el-calafate-164

É necessário estar bem preparado para enfrentar o vento no lado de fora do barco… Virar sorvete é fácil, fácil…

 

Como íamos cada vez mais nos aproximando dos glaciares, era possível sentir pedacinhos de neve e gelo no vento, um ambiente inóspito e lindamente esculpido por Deus. Interessante é perceber também o rosto das pessoas encantadas com a paisagem, com o tamanho daqueles rios congelados e toda aquela imensidão que vem se formando há milhões de anos.

el-calafate-186 el-calafate-233 el-calafate-234 el-calafate-255

A cada glaciar avistado, o barco dava uma pequena parada para observação e explicação em espanhol do guia. Eu que pensei que seria entediante as 6 horas dentro de uma embarcação, me surpreendi com a velocidade com que o tempo passou!

 

Serviço:

Quando ir: praticamente o ano todo.

Duração: cerca de 6 horas.

O que levar: há uma pequena lanchonete no barco e é permitido levar lanches para consumo próprio.

Quanto custa: a entrada do parque é paga à parte na chegada a Punta Bandera e custa 150 Pesos (só é aceito dinheiro).  O ingresso do passeio custa $149 dólares e pode ser adquirido clicando  aqui.

Dicas de que foi: casaco impermeável para não ficar com a roupa molhada, sanduíche e algo bebível (menos alcoólico) para quando o fome apertar e luvas! Acredite, as luvas são um dos itens mais importantes nesse passeio! Minhas mãos quase congelaram quando tentei tirar fotos sem elas.

 

 

 

 

6 thoughts on “Conhecendo os glaciares de barco – el Calafate, Patagônia argentina

  • 14/11 at 2:42 pm
    Permalink

    Adorei o seu post, tenho de colocar El Calafate na minha lista de viagens a fazer. Abraço de Portugal e parabéns pelo seu blog.

    Reply
    • 14/11 at 9:17 pm
      Permalink

      Vá mesmo! É incrível!
      abraços, Juliana

      Reply
    • 13/11 at 10:50 pm
      Permalink

      Que honra!! Obrigada!

      Reply
  • 28/10 at 7:30 pm
    Permalink

    Parabéns pelo post, vou usar as dicas!
    Vc saberia dizer como é o cicloturismo nessa região, teria referências?

    Reply
    • 28/10 at 11:24 pm
      Permalink

      Olá Cleide,
      é possivel alugar bicicletas e dar umas voltas pela cidade, inclusive há um ciclovia se não me engano margeando a Laguna Nimez.
      abs, juliana

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: