Galeria Degli Uffizi, Florença

Um edifício do século XVI, o Pallazzo della Signoria, ostenta não só uma história que atravessa séculos, bem como uma coleção de obras de arte de valor inestimável. A Galeria degli Uffizi é quase um museu perfeito: está em uma cidade perfeita – Florença. Possui uma coleção impecável, com os maiores expoentes de sua época, abrigada em um prédio perfeitamente desenhado para ter uma linda visão do rio Arno e coleciona histórias da familia Medici bastante curiosas, como o corredor exclusivo para a família atravessar o rio, etc e tal… Seria o museu perfeito se não fosse o excesso, a multidão de pessoas muito mais interessadas em tirar uma selfie com alguma pintura do que apreciá-la em si. Duas horas em pé na fila para disputar espaço com uma multidão aglomerada e andando aos bandos pelo museu, como se fossem uma legião de walking deads, não foi  incrível mas valeu o esforço para poder ver obras que tanto estudei na época da faculdade de Museologia, milênios atrás…

roma-paris 1173roma-paris 1177

Tá bom, estou parecendo a pseudo-intelectual-preconceituosa-que -odeia-gente-desinformada-dentro-do-museu. Mas é que tem mexido demais com minha paciência que não é muita, o fato das pessoas irem a certos lugares, no caso, museus, só para tirar uma selfie sem se importar com o que está exposto ali. Eu também tiro selfies em museu, parques, todo lugar mas tenho o cuidado de não incomodar. Sempre. Porque incomoda, é chato e desagradável você estar diante de um quadro como “ O nascimento de Vênus” , e uma senhora te pedir licença porque você está “atrapalhando” a foto que ela quer tirar. Passei por isso dessa vez e não foi a primeira.

roma-paris 1178roma-paris 1180roma-paris 1186roma-paris 1192

Enfim, não podemos mudar o mundo nem as pessoas, então vamos tentar ter paciência e seguir o caminho. Com o audio guide pode ser mais fácil porque você estabelece uma ligação com aquela voz eletrônica que explica tudo nos mínimos detalhes e te ajuda a entender o que está sendo visto. Mas meu amigos, vou dizer uma coisa: museu mundialmente famoso, com chuva e frio lá fora, certamente vai virar um parque coberto e aí não tem jeito, se você só tem essa oportunidade, vá sem medo e com muita paciência. Vale a pena. Sempre vale.

roma-paris 1181roma-paris 1183roma-paris 1184roma-paris 1191

Por fora a imagem também linda, aliás, ainda não conheci um ângulo de Florença que não seja lindo.

roma-paris 1194roma-paris 1209roma-paris 1211

 

Serviço:

Quando funciona:

De terça-feira a domingo, 9:15-18:50
Fechado: segundas-feiras, dia de Ano Novo, 01 de maio e Natal A bilheteria fecha às 18:05. As operações de fechamento começam às 18:35 (isto significa que o seguranças vão “literalmente” mandar você embora.)

quanto custa:

Bilhete inteiro: € 8,00

Bilhete reduzido: € 4,00 (ver regras de aplicação)

Se você tiver o dia certinho em que vai visitar a Galeria, compre pela internet os ingressos: http://www.b-ticket.com/b-ticket/uffizi/

 

Boa viagem e boa visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: