Inverno na Europa: o que levar na mala

Já fui em todas as estações para a Europa só faltava o inverno mas agora tá tudo certo! Estive na Itália e na França para as festividades de Natal e Ano Novo e diferente do que muitos contam, o frio é absolutamente tolerável.

Talvez por ter encarado -10 graus em Outubro na Patagônia Argentina, pegar entre 4 e 15 graus durante o período de Dezembro foi muito tranquilo. Levei roupas e acessórios para temperaturas até mais baixas, deixei para comprar um casaco novo em Roma, a primeira parada da viagem, por ser bem mais barato do que aqui e não fiz mais nenhuma compra para encarar o frio, ou seja, foi muito tranquilo.

As temperaturas em Dezembro ainda não são as mais baixas do inverno europeu e também estive em duas regiões que não são as mais geladas do continente, o que facilitou bastante na hora de montar a mala e encarar o vento gelado.

Bom, vamos ver o que levei:

img_1303

Levei do Brasil um casaco impermeável náutico que comprei na França, alguns anos atrás. Sozinho ele não esquenta nada mas com segunda-pele e um suéter de lã formando camadas, segura super bem. Além de ser ótimo para os dias de chuva.

2 calças jeans, 2 calças de tecido impermeável, 1 calça segunda-pele

3 camisetas segunda-pele

3 suéters de lã

1 sueter de fleece

4 camisetas de algodão

Meias de algodão. Nesse item, é importante destacar que sempre uso duas meias: uma de algodão curta e outra daquelas de ginástica que vão até o joelho. São meias grossas e com um calçado impermeável, garantiram meus pés bem quentinhos.

2 pares de tênis : um impermeável comum e outro para neve que tinha comprado para usar na Patagônia e serviu direitinho para europa também.

1 par de botas de couro

Sacos para fechar à vácuo. Sobre esses sacos eu também já falei aqui no blog e são simplesmente uma ideia genial! Eles reduzem e muito o volume da mala. Eu sempre levo pelo menos três de tamanho grande.

arquivoexibir

2 pares de luvas

2 gorros de lã

2 cachecóis de lã

Acessórios de uso pessoal que vai de acordo com as necessidades de cada um.

Tudo isso coube em uma mala média, aliás, tem que caber sempre. Nunca levo uma mala maior que uma média e uma mochila. Meu lema é: leve somente o que pode carregar.

1 casaco para frio intenso. Esse casaco foi o que usei praticamente todos os dias e estou com ele em todas as fotos! Eu comprei na H&M, loja bem popular e conhecida. Ele é bem reforçado e parece um edredom!!! Me senti aquele bonequinho da Michelin. Mas é o que esquenta e vale a pena esperar para chegar no destino e comprar um. Tem modelos femininos e masculinos, e em diversos comprimentos.

 

Agora, os dois principais “lukis” da viagem! hahahahaha

roma-paris-1014

 

roma-paris-1264

img_1803

roma-paris-914

 

Não se deixe desanimar com o frio! Estando com a roupa adequada, tudo dá certo e dá para curtir os passeios numa boa! Aliás, nesse verão do Rio, eu só consigo sentir saudades do frio europeu….

Boa viagem!

6 thoughts on “Inverno na Europa: o que levar na mala

  • 17/07 at 8:55 pm
    Permalink

    Oi, Juliana, boa noite!

    Tenho sempre acompanhado o seu blog e suas viagens .
    E sempre com ótimas dicas… mas, estou com uma dúvida… vou passar 11 dias na Europa, fim de novembro e início de dezembro em Londres e Amsterdã, seria aconselhável levar uma botinha com forro de lã ( sintética) ou seria um exagero? Tenho medo de sentir frio nos pés, o que você aconselha? E a calça de nylon é mesmo importante levar? Se sim, onde posso comprar esse tipo de calça?
    Aguardo sua resposta, e grata pela atenção.
    Bjs

    Reply
    • 19/07 at 1:16 pm
      Permalink

      Olá Marineia, obrigada pela visita!1
      Certamente não será exagero levar bota com forro de lã! eu levaria para proteger as pernas, uma segunda pele ou legging de algodão mesmo para usar por baixo da calça jeans. Eu gosto de calças de nylon, dessas mais soltinhas porque esquentam mais junto com a segunda pele e não são apertadas como a jeans. Você encontra em lojas de produtos de inverno. Não sei onde vc mora mas aqui no Rio temos a loja de inverno e a Decathlon.
      Boa viagem!!!

      Reply
      • 19/07 at 6:50 pm
        Permalink

        Oi, Juliana, obrigada pelas dicas, com certeza irei visitar as lojas, pois sou de Niterói, moro bem pertinho do Rio … rsrsrs
        Grata pela atenção.
        Bjss

        Reply
        • 21/07 at 9:03 pm
          Permalink

          Que ótimo!! A loja Decathlon tem valores mais em conta.
          Boa viagem…

          Reply
    • 24/03 at 8:16 pm
      Permalink

      Muito obrigada Marineia!
      bjs

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: