Mosteiro da Batalha, Portugal

Em meados do século 14, Dom João I fez uma promessa a Virgem Maria: se ele ganhasse a batalha de  Aljubarrota, mandaria construir um mosteiro em sua homenagem. E assim aconteceu. O mosteiro da Batalha como é conhecido, foi erguido na região de Leiria, próximo a Lisboa. Em estilo gótico e manuelino, a construção muito bem preservada é Patrimônio Mundial da UNESCO e recebe milhares de visitantes todos os anos.

portugal-e-belgica-133 portugal-e-belgica-132 portugal-e-belgica-130

Os claustros, a capela mor e as capelas imperfeitas compõem esse patrimônio de estonteante beleza. Não é raro ver os visitantes com o olhar perdido no teto quase sem fim da capela.

portugal-e-belgica-128 portugal-e-belgica-121 portugal-e-belgica-120 portugal-e-belgica-109 portugal-e-belgica-108

Perceba os detalhes das capelas imperfeitas:

portugal-e-belgica-067 portugal-e-belgica-126 portugal-e-belgica-120 portugal-e-belgica-116 portugal-e-belgica-115

Os claustros, de um silêncio que é só quebrado pela revoada de pássaros, transmite a paz tão peculiar de um lugar de meditação e estudo. As colunas que sustentam a construção parecem ter sido esculpidas por alguma rendeira, tamanho detalhamento.

portugal-e-belgica-088 portugal-e-belgica-085 portugal-e-belgica-069 portugal-e-belgica-072 portugal-e-belgica-073

 

É um lugar lindo e cheio de Histórias que o silêncio parece mostrar que nada aconteceu ali. Entretanto, a construção sofreu com um terremoto, um incêndio e ataques das tropas francesas ao longo da História. E se manteve  forte, austera, silenciosa e imponente. Como um mosteiro deve ser.

portugal-e-belgica-059 portugal-e-belgica-048

Serviço:

Onde fica: Largo Infante dom Henrique, Batalha

horário: 09 às 17:30

Quanto custa: 6 Euros. Crianças até 14 anos não pagam. Maiores de 65 anos e portadores de deficiência física tem 50% de desconto.

Dica: domingos e feriados (exceto 1°de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro que não abre) a entrada é grátis até às 14hs!!

Como chegar: acho que pode ser interessante pegar um excursão e assim visitar além do Mosteiro outras atrações próximas sem se preocupar com mapas, pedágios etc e tal. De qualquer forma, saindo de Lisboa a A8 em direção a Leiria, te leva a Batalha.

 

Boa viagem!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: