Muito além de religião: Santuário de Fátima, Portugal

Viajar é também abrir a mente para novas experiências e se livrar do preconceito com outras… Não sou católica mas meu marido é e para ele conhecer o Santuário de Fátima em Portugal era um dos pontos mais importante da nossa passagem pela terrinha.

portugal-e-belgica-016

O Santuário estava na nossa rota para Lisboa, chegamos lá de manhã cedo a tempo de participar de uma das missas do dia. O lugar estava movimentado porém muito longe da movimentação do período de peregrinação que é em maio. O que foi muito bom pois tivemos tempo para conhecer o Santuário com calma, orar dentro da Basílica, assistir a missa e sentir a vibe do lugar.

portugal-e-belgica-019 portugal-e-belgica-015

Eu não sei se eu estava muito influenciada pela história da aparição da Virgem para os três meninos exatamente naquele lugar ou se a energia que circula realmente é diferente. Não sei. Mas Fátima é um local onde a fé, a crença em algo que extrapola o racional toma conta. Observava pessoas orando, agradecendo, extremamente emocionadas e resignadas que não tinha como não sentir algo no mínimo diferente. Essa mesma energia eu sentia toda vez que ia com minha família à Basílica de Nossa Aparecida no interior de São Paulo.

portugal-e-belgica-013

No local onde a Virgem apareceu para as crianças durante meses seguidos, foi construída uma Capelinha que permanece intacta. Apenas uma ampliação foi feita ao redor para dar mais conforto e estrutura aos religiosos que vão para lá orar. O Santuário de Fátima não é exatamente um ponto turístico mas turistas que estão passando pela cidade acabam parando lá para conhecer. É uma vivência diferente, que muda a rotina de uma viagem turística. Eu senti que era o momento para dar uma pausa e agradecer pela vida, pela saúde de todos e por ter tido a oportunidade de estar ali.

portugal-e-belgica-033

Esses locais religiosos, místicos, sejam lá o que for, de alguma forma mexem com a gente. Seja para nos dar  um “sacode” do tipo: ei! olhe ao seu redor e agradeça por estar vivo! Ou seja  para reforçar a nossa fé em algo que não podemos ver mas podemos sentir.

Serviço:

Como chegar: a maneira mais rápida de chegar à Fátima é de carro. (130 km de Lisboa e 200 Km do Porto)

De trem: veja os horários na Companhia CP de comboios

De ônibus: veja os horários pela  Rede Expressos

Dica: vá de ônibus, o Terminal  fica muito perto do Santuário, diferente da estação de trem que fica um pouco distante.

7 thoughts on “Muito além de religião: Santuário de Fátima, Portugal

  • 22/11 at 7:53 pm
    Permalink

    eu presciso mandar uma lembrança para um amigo em portugal mas gostaria de mandar para o santúario e gostaria que ele recebece ai no santúario será que tem como o que devo fazer pois é uma surpresa e eu escolhir o santúario para lhe dar está surpresa tem como qual o número do telefone do santuario para eu poder falar com alguém men ajude obrigado

    Reply
  • Pingback: Viagens & Diversão » Pelos arredores de Lisboa

  • 31/10 at 5:38 pm
    Permalink

    Vou visitar Fátima em dezembro.
    Além do Santuário, tem outras coisas a serem feitas lá?

    Reply
    • 02/11 at 3:52 pm
      Permalink

      Olá Noeli,
      em Fátima só há o santuário mesmo.

      Reply
  • 22/05 at 6:54 pm
    Permalink

    Acabei de assistir a missa virtualmente, porém trocarei no altar, ao pé de Nossa Senhora de Fátima, minha aliança como agradecimento a reconciliação com o meu marido. Neste dia darei outro depoimento.
    Obrigada pela oportunidade desta benção deste milagre.

    Reply
    • 23/05 at 7:35 pm
      Permalink

      Que lindo, Núbia! Parabéns!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: