Ó linda, Olinda

Que o Carnaval de Olinda todo mundo já ouviu falar, que o cantor Alceu Valença tem uma casa lá cujo banheiro não tem paredes e fica no terraço, que o bonecos gigantescos fazem sucesso no mundo inteiro, isso já sabemos. Mas o que poucos sabem é que Olinda tem mais. Tem muita história e cultura. Na época do Brasil-colônia, Olinda foi um  dos centros comerciais mais importantes devido ao comércio de cana-de-açúcar e local onde se instalaram as primeiras ordens religiosas no Brasil: os carmelitas, jesuítas, franciscanos e beneditinos. Deixando assim um legado de igrejas e casarios no estilo português muito bem preservados até hoje.  Para o viajante remediado, a História que brota dos casarios, das igrejas, dos moradores por si só já é motivo suficiente para conhecer Olinda.

Por esse motivo, o viajante remediado que estava passando uns dias em Recife  resolveu dar um pulo em Olinda, já que a cidade ficava a menos de 40 minutos em ônibus de linha partindo do bairro de Boa viagem.

Para conhecer a cidade (sim, Olinda é uma cidade) basta um dia. Com direito a visitação a algumas igrejas, casa de artesanato, museu do mamulengo, almoço e andanças pelas ladeiras.

Sendo assim, o viajante remediado indica um pequeno roteiro de um dia em Olinda.

Se você estiver hospedado no bairro de Boa viagem, procure se informar quais linhas de ônibus vão para Olinda. São esses ônibus normais, coletivos, sem ar condicionado…

Mas não se preocupe, o percurso é relativamente rápido.

Olinda tem belíssimas igrejas mas se você esta com o tempo corrido e quer uma indicação, vá conhecer a igreja do Mosteiro de São Bento.

A entrada é gratuita mas se quiser deixar uma contribuição para as obras da igreja tem sempre uma caixinha de contribuições próxima a porta de entrada.

Caminhar por Olinda requer disposição. São ladeiras e mais ladeiras com calçamento de paralelepípedo e calçadas ocupadas por carros, forçando o pedestres muitas vezes a caminhar na rua. O que não é tão problemático assim, Olinda não tem trânsito mas recomendo o uso de calçados confortáveis.

Um dos lugares mais interessantes para conhecer em Olinda é o Museu do Mamulengo . Passe lá para conhecer um pouco mais sobre a história desses bonecos populares.

Para recarregar as baterias, tomar uma água de coco e comprar seu imã de geladeira, o viajante remediado parou no Mercado de Artesanato o Alto da Sé. Além de ficar localizado em um mirante com um vista incrível, o mercado oferece artesanato local, comidas típicas e otras cositas mas…  o viajante remediado garantiu o seu imã e algumas fotos da  bela paisagem também. Também fez um lanchinho por lá que valeu o almoço.

Outro mercado que vale a visita não só pelo artesanato mas pelo prédio e pelos bonecos que vemos no carnaval é o mercado da Ribeira, onde funcionou um antigo mercado de escravos.

A igreja da Sé também vale a visita. Se não estiver aberta, aproveite a vista que é um presente!

Olinda tem muito mais para mostrar mas como o tempo era escasso e o calor intenso,  escolhi alguns lugares mais emblemáticos para conhecer. Valeu muito a pena trocar um dia de sol na praia de Boa Viagem para conhecer essa cidade tão charmosa e poder repetir aquela frase que todo mundo já ouviu: Ó linda, Olinda!

Quer ficar mais um pouco em Olinda? Então clica aqui.

4 thoughts on “Ó linda, Olinda

  • Pingback: Recife, Praias e Arredores | Domingão de Twittadas

  • Pingback: Recife além do Galo da Madrugada | Viajante Remediado

  • 29/07 at 12:06 am
    Permalink

    que Olinda é linda já isso eu sabia, aliaz foi mesmo por isso que assim se chamou. Mas que eu ia ficar apaixonado por essa terra não sabia. visitei em 2006 no meu ultimo dia dos 20 que tive no Brasil. E podia ser melhor local para me despedir do Brasil. Olinda é a minha Lisboa tropical. As mesmas casas coloniais e as mesmas igrejas no topo das ruas inclinadas. Saudades!! Infelizmente eu tive bem doente quando estive no Brasil e quando visitei a cidade ainda não estava recuperado pelo que não deu para ver as coisas como eu gosto. ficou so aquele gostinho doce de ter estado num local lindo. Promete que quando voltar me liga e eu te faço companhia?!! Obrigado pelas fotos e pelo post que me fez viajar de novo. Aparece no meu blog tb

    Reply
    • 29/07 at 10:55 am
      Permalink

      Recife de um modo geral é uma cidade muito bonita e Olinda se destaca pela beleza e história. Vou lá conhecer o seu blog. abs.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: