Os encantos do Chatêaux Chambord

O Vale do loire é conhecido pelo seu roteiro de castelos renascentistas, todos com suas particularidades e histórias mas igualmente lindos pelo tamanho e imponência  das construções. Só conseguimos conhecer o imponente Chambord. O  castelo em si já é o suficiente para encantar mas o que chamou a atenção mesmo foi a vista da área de caça, hoje considerada a maior da Europa. As caçadas não acontecem mais, a área tornou-se uma reserva nacional de fauna e flora com um tamanho equivalente a cidade de Paris.

s7300183 s7300200

O castelo é um típico representante da arquitetura renascentista francesa. A residência construída a partir de 1519 pelo rei François I (ou Francisco I), impressiona pelos seus números: 365 lareiras, 440 quartos, 14 grandes escadarias e por aí vai.

s7300203 s7300199 s7300191

Mas são os detalhes da costrução que fazem de Chambord uma dos castelos mais famosos e visitados em toda Europa.

 s7300204 s7300210 s7300212

s7300202

A salamandra, símbolo do rei François I pode ser vista esculpida em praticamente todos os cantos do Castelo. Curiosamente, o rei não viveu o suficiente para ver seu chatêaux completamente pronto, falencendo pouco antes da construção acabar. Outros reis lá viveram, mas o castelo logo foi abandonado e na época da queda da monarquia francesa, foi invadido tendo seus mobiliários roubados e o seu interior praticamente todo danificado. Só na década de 1930 é que o governo francês adquiriu o castelo e começou os trabalhos de recuperação para  abrir a visitação.

 

Como chegar:

De trem: O Gare de Austerlitz  em Paris possui trens para Tours. Verifique no site da secretaria de turismo de Tours os horários e valores para as excursões. Faça o planejamento para chegar de trem e pagar por um pacote lá. Obviamente fica mais barato comprar uma excursão saindo de Tours do que saindo de Paris.  Também na própria estação de trem é possível comprar uma excursão tanto para Chambord quanto para outros castelos do Vale do Loire. Os valores vão depender do pacote escolhido, do castelo ou castelos a serem visitados, da temporada, etc…

Quanto pagar:

11 Euros. verifique o site oficial.

Quando ir:

O ano todo. Estivemos lá em junho, tempo nublado mas sem chuva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: