Outono na Europa: o que levar na mala

Olá pípol!!

Cá estou eu para falar de moda!!! kkkkk não é nada disso, não!! Mas como o pessoal geralmente pergunta o que eu levo na mala, vou então falar sobre a mala de outono que é um bocado diferente da mala de primavera…

Bom, estive em Portugal e a média da temperatura durante o dia era de 20 graus, com dias lindos de sol e à noite caía para 15, 16 graus. Nada de anormal, com os casacos vendidos aqui nos trópicos dá pra sobreviver tranquilamente.

Como eu viajo sempre com uma mala média, tento fazer o máximo de combinações possíveis e usar cores mais neutras. Tá bom, eu sou fã de preto, adoro! Acho elegante, fica bem na foto etc e tal mas você pode variar, e  ser menos restrita do que eu… hehehehe.

Voltando ao tempo. Na bélgica, o clima estava absolutamente diferente do de Portugal. Frio, chuva, vento forte e muita umidade. Resumindo, a média era de 5 graus mas com o vento, a sensação térmica ia lá pra baixo. Não teve jeito, tive que improvisar para não virar picolé.

Vejamos então o que eu e mamy usamos em Portugal:

portugal-e-belgica-122 portugal-e-belgica-028

Na primeira foto, estou com um trench coat de tecido sintético que sozinho segurou bem a temperatura que, como disse lá em cima, ficava em torno de 20 graus durante o dia. Usei também uma calça jeans e uma bota preta, impermeável e de solado emborrachado. Super tranquilo. Sem frio e com uma pontinha de calor. Na segunda imagem, mamy está com um casaco todo forradinho em pele sintética, tipo urso de pelúcia, calça jeans, camisa de cashmere que é super quentinha e bota de couro. Sem falar no cachecol que ela tem aos montes… Vai entender essa coleção já que ela mora em um país tropical…

Já na Bélgica… o negócio foi bem diferente. Pegamos um pouco de sol na Antuérpia mas foi só um pouco mesmo Já em Bruxelas foi chuva e vento da hora que chegamos a hora que partimos.  Deu pra curtir, especialmente os museus, uma pena porque Bruxelas possui parques lindos que não deu pra conhecer direito…

Vejamos o figurino:

portugal e bélgica 684

portugal e bélgica 564

Jpeg

Jpeg

Nas duas primeiras fotos não dá pra ter noção mas eu estava usando: uma camiseta manga longa e gola alta de algodão, um suéter de lã e o trench coat . Uma legging de algodão por baixo da calça jeans, duas meias e uma bota de couro com o solado  emborrachado.  Cachecol e chapeuzinho forrado de lã. Ahhh, luvas de couro compradas na H&M por 10 euros. Nunca pensei que fosse tão importante usar luvas!!! Meus dedos já estavam dormentes e precisei usa-las. Se eu senti frio? Com toda essa roupa, não. Fiquei bem. O trench coat sintético segurou bem a chuva e não me deixou molhada.

A terceira foto é da senhora minha mãe fazendo pose no Parlamentarium em Bruxelas… ela estava usando uma camisa de algodão de manga longa e gola alta, uma suéter de lã, lenço no pescoço e um casaco forrado de pele que ficou guardado na recepção. Preste atenção na legging que ela estava usando. Essa aí não é uma legging normal, ela é forrada com uma espécie de lã bem fininha por dentro, corta o vento e é super confortável(comprada na H&M por 6 euros). Duas meias de algodão e bota de couro. Ela ficou bem, além de elegante também não sentiu frio.

E a quarta foto é mais poética do que de indumentária propriamente dita, é uma bota de couro que comprei em 2009 para viajar em março para Paris e usei muito. Além de super confortável, é impermeável e quentinha.   Ando quilômetros com ela sem problema algum!! (atualizando: aposentei a bota em 2015, o couro se desprendeu do solado de borracha, parece ter ressecado. Levei ao sapateiro e ele declarou a morte dela, alegando que não tinha mais conserto. Me despedi dessa que tantos quilômetros andou comigo mundo afora.)

Outras dicas que sempre dou:

-Mesmo sem sol, utilize o seu protetor solar. Ele vai proteger a sua pele do vento e do frio. Ahh, protetor labial também;

-Pés e pescoço devem estar sempre protegidos com calçados impermeáveis e cachecóis ou scarves de tecidos quentinhos;

-Procure usar um casaco de tecido impermeável por cima de tudo, ele te protegerá da chuva e da umidade;

-Nunca mas nunca mesmo, saia do hotel com os cabelos molhados!!! Acredite, a sensação é uma das piores que já vivi.

Mas sem dúvida o grande companheiro dessa viagem foi o guarda-chuva!!!

Devo ter esquecido de mais alguma coisa… mas se eu lembrar, volto aqui e posto.

 

Aproveitem o outono, que possibilita paisagens lindas!!!

 

Boa viagem!!

 

 

 

 

45 thoughts on “Outono na Europa: o que levar na mala

  • 10/09 at 11:39 am
    Permalink

    Olá Juliana! Estou indo para Roma em meados de novembro, vou passar pela Suíça e Paris também, Estou muito na dúvida no que levar, Será que vc pode me ajudar, vou ficar no total 12 dias!! Obrigada

    Reply
    • 11/09 at 9:32 am
      Permalink

      Olá Michelle, obrigada pela visita!
      Suiça e Paris certamente estarão com temperaturas frias nessa época. Siga as dicas que estão no post que não tem erro! E se quiser, é uma boa época para adquirir roupas de frio por lá, pois ainda não será inverno e sempre rola umas promoções.

      Boa viagem!

      Reply
  • 20/08 at 5:43 pm
    Permalink

    Boa tarde, Juliana! Estamos querendo ir para Madri e região no final de outubro (em torno do dia 25) até o início de novembro (por volta do dia 09). Como é o clima nesse período? Temos uma bebê de 6 meses, por isso temos uma enorme preocupação quanto ao clima e se ele pode ser frio demais para a nossa filha. Ahh, o voo da volta provavelmente será por Milão, onde devemos passar uns dias. Agradeço muito se puder nos passar essas informações, pois dependendo, viajamos ou não. Muito obrigada!

    Reply
    • 22/08 at 11:25 am
      Permalink

      Olá Raquel, obrigada pela visita!
      Acho que a questão mais importante antes do clima é como a bebê e vocês se comportam em viagens. Há bebês que se adaptam bem a alteração de rotina e outros nem tanto.Logicamente, viajar para um lugar onde o clima pode ser parecido com aquele onde a criança vive, é mais fácil. No entanto, roupas e acessórios que garantam o equilíbrio térmico, existem em qualquer lugar. O mais importante, ao meu ver e saber como o bebê se comporta em viagens e ajuda-lo a se adaptar as alterações. Outubro já é meia estação e a temperatura começa a cair, há dias em que o clima pode começar com 15 graus, chegar aos 28 e cair novamente. A variação térmica é bem grande e é preciso estar preparado para isso.

      Excelente viagem

      Reply
      • 25/08 at 10:03 am
        Permalink

        Obrigada pelas dicas e ponderações!

        Reply
  • 10/11 at 4:32 pm
    Permalink

    Oi Juliana, tudo bem?
    Olha eu aqui de novo… como já disse adoro suas dicas… e dessa vez vou pegar fim de novembro e início de dezembro em Paris, Londres, Amsterdã e Alemanha… estou com dúvidas pois, as temperaturas são baixíssimas… o que levar na mala para passar onze dias? Estou muito preocupada com a chuva também rsrsrsrs…

    Agradeço sua atenção. Mil beijinhossss

    Marinéia

    Reply
    • 10/11 at 7:35 pm
      Permalink

      Olá Marinéia, tudo joia?! As temperaturas já caíram bem lá por aquelas bandas. Eu estive lá em dezembro do ano passado e escrevi um post sobre o que levar na mala de inverno. http://viagensediversao.com/?p=8998
      Pode seguir estas dicas que frio vc não vai passar com certeza!!
      Bjs e boa viagem!

      Reply
  • 28/09 at 11:26 am
    Permalink

    Olá! Estou indo para a Áustria agora em outubro, vou ficar la 5 dias. Nao sei o que levar… Me ajude por favor

    Reply
    • 28/09 at 5:59 pm
      Permalink

      Olá Débora, obrigada pela visita!
      Pode seguir as dicas do post sem problemas pq agora em outubro na Áustria já estará bem friozinho…

      Reply
  • 30/08 at 6:53 pm
    Permalink

    Oii!! Vou para a França, Alemanha e Suíça, podemos levar nosso secador de cabelos ou há problemas com voltagem?

    Reply
    • 01/09 at 3:12 pm
      Permalink

      Oi Livia, obrigada pela visita!
      A voltagem na Europa fica entre 220 e 240V…. Se ficar me hotel, é quase certo que tenha secador. Se não, verifique a voltagem se for levar daqui.
      boa viagem!!

      Reply
  • 23/07 at 10:49 pm
    Permalink

    Oi Juliana! E pra uma viagem pra espanha em outubro??? Me ajuda!!! 🙂 Vou pra Barcelona, Madrid, Sevilha, Salamanca e Granada, 22 dias no total. Sei que Barcelona, Madrid e Sevilha já vai estar esfriando. Mas Granada parece que ainda vai estar bem quente… Estou perdidinha. rsrs. Help!

    Reply
    • 25/07 at 3:52 pm
      Permalink

      Oi Karen! Obrigada pela visita! Pode seguir minhas dicas do post e não esqueça de levar calçado impermeável pois essa época chove um bocado por lá.
      Boa viagem!!

      Reply
  • 21/06 at 5:10 pm
    Permalink

    Oi Juliana vou para Portugal , Madri e Roma em outubro
    o que devo levar na mala?
    Obrigada

    Reply
    • 25/06 at 12:04 pm
      Permalink

      Olá Rosangela, obrigada pela visita!
      Siga as dicas do post que não tem erro!
      boa viagem!

      Reply
  • 18/06 at 9:32 pm
    Permalink

    Juliana, boa noite! Vou a roma, veneza e paris na duas primeiras semanas de outubro em lua de mel que roupa vc me indicaria levar para essa viagem e quantidades de peças. obrigada!

    Reply
    • 18/06 at 11:13 pm
      Permalink

      Oi Lari, obrigada pela visita!
      Bom, outubro é mudança de estação, ou seja, em Roma e Veneza ainda estará quentinho mas em Paris já começa a esfriar. Dias quentes e noites mais frias. Eu levaria duas sueteres, uma jaqueta mais quentinha, três calças jeans, sendo uma color para dar uma variada no look, tênis, scarpin ou sapatilha para um jantar mais romantico, uma bota meia estação de salto baixo. Camisetas para combinar com jeans e casaquinhos. Prefira cores mais neutras e se gostar de cor, use a abuse de echarpes e lenços coloridos no pescoço.
      Boa viagem

      Para comprar passeios com descontos e conseguir as datas desejadas, clique no link do ticket bar, logo ali à direita!

      Reply
  • 03/06 at 7:35 pm
    Permalink

    Amei o blog!!! Estou indo A Paris , Londres, Austria e Alemanha, tenho 48 anos, que levar na mala? E minha filha de 15 anos?

    Reply
    • 07/06 at 5:58 pm
      Permalink

      Olá Betania, obrigada pela visita!
      Já está bem quentinho por lá, o verão já dá as caras… Camisetas e roupas leves, tênis, sapatilha e um casaquinho neutro para a noite.
      Boa viagem!

      Reply
  • 02/05 at 9:44 pm
    Permalink

    Oi adorei seu post e gostaria de pedir sua ajuda, Vou ficar 15/11 a 21/11 em Roma e de 21/11 a 25/11 em Paris pode me ajudar dando dica de passeios e o que usar ? EmojiEmoji

    Reply
    • 02/05 at 10:53 pm
      Permalink

      Olá Andrea, obrigada pela visita.
      Em novembro já começa a esfriar bem… Leve gorro, cachecol, e botas. Período de chuvas e umidade, principalmente em Paris. Quantos aos passeios, tanto Roma como Paris, possuem inúmeras opções, clicando em passeios pela Europa no ícone do Ticketbar logo ali ao lado, você encontrará opções para todos os gostos. Eu recomendo comprar os ticketes com antecedência para evitar filas e frustrações.
      Boa viagem!

      Reply
  • 13/03 at 5:16 pm
    Permalink

    Oi Juliana, vou para Paris e Roma em 16/09 e ficaremos até o final do mês, vou com minha filha de 8 anos, o que levar para ambas, será que vai estar frio, somos bem friorentas, e chuva é provável que pegamos?

    Reply
    • 14/03 at 11:36 pm
      Permalink

      Olá Zilma! vcs pegarão o final do verão. Ainda com tempo bom e dificilmente com frio. Roma é mais bem mais quente do que Paris. Um casaco leve é recomendável levar pq quando chove, a temperatura cai um pouco, sobretudo à noite. Fora isso, pode deixar no armário casacos, luvas, gorros, etc e tal.
      Boa viagem!!

      Reply
  • 19/01 at 6:37 am
    Permalink

    Olá adorei suas dicas por isso estou aqui para pedir mais uma especificamente em meu cado.Vou viajar em julho/15 Porto em Portugal,passarei um mês fazendo um curso…das 8:00 até as 18:00 sera com aula só terei o sábado (depois das 12:00 horas)e domingo para passeios(desbravar Portugal/cisades)então o que levar para vestir nesse período? Quero uma mala bem prática e como VC amo preto e cores neutras,vestidinhos e um …aguardo resposta.bjs

    Reply
    • 19/01 at 1:36 pm
      Permalink

      Olá Maria, obrigada pela visita! Em julho será verão na Europa e Portugal é bem quente. Roupas leves, vestidos, bermudas e tenis para os dias de caminhada turística. Um casaquinho é sempre bom levar, vai que o tempo muda de repente, né?
      boa viagem!

      Reply
  • 17/10 at 8:57 pm
    Permalink

    Oi Juliana, adorei o blog. Estou indo para Paris em novembro, por 4 dias e não sei o que levar, pois nunca estive lá e costumo sentir frio (sou bem magra). Antes estarei por 11 dias na Turquia. Abç. Lucia

    Reply
    • 18/10 at 10:05 pm
      Permalink

      Olá Maria Lucia, obrigada pela visita!
      Um bom casaco, botas e segunda-pele são indispensáveis. Gorro e luvas também mas isso você pode deixar pra comprar na Turquia que é mais barato e com qualidade melhor do que aqui. Depois me conta suas impressões sobre a Turquia, vou conhecer ano que vem!
      abs e boa viagem! juliana

      Reply
  • 07/10 at 12:36 am
    Permalink

    Oi eu vou para Portugal em novembro o que devo levar.

    Reply
    • 09/10 at 2:24 pm
      Permalink

      Olá Fernanda, obrigada pela visita!
      As informações sobre o é importante levar, você encontra nesse post mesmo.
      abs, juliana

      Reply
  • 11/09 at 9:54 pm
    Permalink

    oi juliana .estarei viajando para a europa agora dia 23 de setembro vou passar por Potrugal, Alemanha e Italia .ficarei 12 dias .quais dicas vc me da?
    obrigada.

    Reply
    • 11/09 at 10:29 pm
      Permalink

      Olá Ivete, obrigada pela visita!
      Tenho algumas dicas bem legais aqui no blog. É só clicar nesses países e escolher opções de passeios e dicas.
      Boa viagem!
      abs, Juliana

      Reply
  • 17/08 at 5:54 pm
    Permalink

    Oi Juliana, adorei seu blog!!!
    Irei para a europa com meu marido no final de outubro/novembro, ficaremos 24 dias, entre suiça, paris, amsterdan, bruxelas e alemanha, poderia nos dar dicas do que levar? Em relação a sapatos apropriados, calça, blusas.
    Será que estará muito frio, se devemos deixar para comprar algumas coisas por lá. Obrigada e beijos

    Reply
    • 17/08 at 6:33 pm
      Permalink

      Olá Ingrid! Obrigada pela visita! Bom, em outubro, novembro já começa a esfriar e levar bons casacos eh uma obrigação. A média nessa época começa a cair lá para seus 5,6 graus… Uma opção eh deixar para comprar um casaco mais pesado lá, que são bem mais em conta do que aqui no Brasil. Gorros, cachecóis, luvas, tem que levar e calçados de couro com meias grossas, também.
      Abraços, juliana

      Reply
  • 16/07 at 2:15 pm
    Permalink

    Juliana, olá, tudo bem?
    Estou indo passar treze dias na Polônia/Varsóvia. Passearei pela Áustria também, e ficarei entre os dias 19 a 31 de julho/14. Costuma esfriar nesta época?
    Bjão,
    Márcia

    Reply
    • 16/07 at 10:44 pm
      Permalink

      Olá Márcia, obrigada pela visita! Já eh verão e nessa região não faz um calor intenso. Leve na bagagem um casaquinho, pois a noite as temperaturas sempre caem um pouco.
      Abs, juliana

      Reply
  • 03/06 at 6:29 pm
    Permalink

    Oi Juliana, o que devo levar na mala grande para Portugal no mes de outubro? É minha primeira viagem ao exterior.Ficarei 15 dias. Adorei seu post. Beijos.

    Reply
    • 04/06 at 10:41 am
      Permalink

      Olá Claúdia, obrigada pela visita! como falei no post, um casaco mais quentinho é importante porque o tempo muda de repente mas nada que não dê pra suportar. Como você vai ficar 15 dias, é interessante ir ao outlet perto de Lisboa. Dê uma pesquisada aqui no blog que tem post sobre isso e vale super a pena!
      qualquer dúvida é só escrever!
      abs, Juliana

      Reply
  • 24/05 at 8:03 pm
    Permalink

    Olá Juliana, estamos(eu e meu noivo) indo para Roma e pretendemos passar por alguns países da Europa. Gostaríamos de algumas dicas em relação a lugares para conhecer já que não gostamos muito do turismo convencional. Claro que alguns pontos são clássicos e obrigatórios conhecer, mas suas dicas seriam muito bem vindas. A rota seria: Roma, Paris, talvez Bruxelas e Espanha e Portugal. Passaremos 18 dias viajando. Obrigada. Rosana

    Reply
    • 24/05 at 8:07 pm
      Permalink

      Olá Rosana, obrigada pela visita!!!
      Dê uma rodada pelo blog, conheço esses lugares e escrevi bastante coisa que achei interessante ver neles.

      abraços e excelente viagem pra vocês!! 🙂

      Reply
  • 03/03 at 7:51 pm
    Permalink

    Oi Juliana
    Estou indo com uma amiga no começo de outubro para Alemanha, Tchecoslovaquia, ,Polonia
    Vc acha que iremos pegar frio???
    Uma mala media e uma a bordo sao suficientes?? O que levar?
    Abraços
    Thais

    Reply
    • 03/03 at 10:29 pm
      Permalink

      Oi Thais, obrigada pela visita!
      são três países bem friozinhos mas nada que um bom casaco e uma boa bota não resolvam. Gorro, cachecol e luva é sempre bom levar. Eu sempre viajo com uma mala média e uma mochila. Acho o ideal, levo roupas com cores neutras e capricho nos acessórios.
      abs, Juliana

      Reply
  • 27/02 at 11:44 am
    Permalink

    Olá Ana paula
    Estou indo para Portugal e Roma em setembro com duração de 15 dias… então gostaria de uma orientação do que devo levar na mala para não levar coisa de mais!

    Reply
    • 27/02 at 8:18 pm
      Permalink

      Olá Paulo, obrigada pela visita.
      Portugal e Itália são lugares mais quentes e em setembro a média de temperatura é bem agradável e ainda faz calor. Um casaco leve é sempre bom. Mas nesse período roupas mais leves são as mais usadas.
      Abs, Juliana

      Reply
  • 12/02 at 9:40 pm
    Permalink

    Oi Juliana, o que devo levar para Paris em Maio?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: