Parlamentarium: Centro de visitantes da UE em Bruxelas

A três quarteirões do hotel em que eu estava hospedada, estava um edifício todo espelhado, bonito mesmo, em meio a outros todos modernosos e quase destoantes daquela arquitetura barroca da Grand Place de Bruxelas. Era o complexo de edifícios da União Europeia. Com uma chuva fina e um frio de lascar, pensei que seria interessante viajar pela Europa sem sair do lugar. MENTIRA!!! hahahahaha! Eu sabia que o Parlamentarium – centro de visitantes do Parlamento Europeu – era uma amostra do que a tecnologia aliada a informação podem fazer com a cabeça da gente! PIREI quando vi tantos recursos tecnológicos, telas de touch screen, projeções, leitores ópticos que reconhecem o seu idioma quando você fala alguma palavra e automaticamente passam a projetar o texto no seu idioma, lâmpadas de led que acendem com a sua presença, áudio, vídeo, os recursos multimídia mais modernos, tudo isso para explicar o que é, para que serve e o que faz a União Europeia e seu Parlamento. Simplesmente incrível!

Eu, que estava toda feliz, vendo obras do século 16, caminhando por ruazinhas barrocas, me vi dentro do que há de mais moderno em termos de exposições e adorei. E acho que você vai gostar também!

É uma exposição educativa, com o intuito de mostrar o processo de unificação da Europa recente e como isso afeta a vida dos europeus. Tem seu cunho político-social, é lógico, mas a maneira como tudo está disposto é o que chama atenção.

O que você quiser saber, por exemplo: o nome daquele parlamentar que ocupa aquela cadeira, daquela fileira dentro do Parlamento você poderá facilmente encontrar. O mais interessante nem é a carga informacional, que é gigantesca, mas sim como essa carga está disposta e a velocidade com que ela é atualizada. Outro exemplo: se você quiser ver a pauta do que será votado no Parlamento naquele exato dia, é possível. Se você quiser pesquisar sobre o processo de ingresso de qualquer país, também é possível, se quiser saber detalhes mínimos daquele país que acabou de entrar para UE, é facílimo.

Tudo isso é para você ter a noção do que está disponível de informação, para ter uma ideia do grau de informação contida ali.

 

Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg
Jpeg

Jpeg
Mas o mais legal mesmo é circular pela exposição, usando e abusando dos recursos, brincando de conhecer mais sobre algum fato da história recente ou simplesmente se divertir com tantas luzes, sons e imagens.

O Parlamentarium é uma nave que nos leva numa viagem para rever fatos importantes da história mais recente e entender melhor o presente.

Se vale a visita?! Ô! Vale muito!! Inclua no seu roteiro o Parlamentarium e viaje mais um pouquinho pela Europa! Ahhh! O guiamento, feito com um audio guide pode ser em português ou qualquer outro idioma que você quiser!

 

->Serviço:

Como chegar:

Ônibus: As linhas 27 e 38 fazem a ligação entre o centro da cidade e a Place de Luxembourg. As linhas 12 e 21 fazem a ligação entre o Aeroporto Internacional de Bruxelas e a Place de Luxembourg.
Metro: Linhas 1 e 5 com destino a Maelbeek (10 minutos a pé até ao Parlamento). Linhas 2 e 6 com destino a Trône (7 minutos a pé até ao Parlamento).

Horários:

Segunda-feira: 13:00 – 18:00

Terça-feira a sexta-feira: 09:00 – 18:00

Sábados e Domingos: 10:00 – 18:00

Quanto custa: nada! É gratuito!!! oba!!!

 

 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: