Patagônia e neve: o que vestir

Mesmo na primavera, o clima na Patagônia não é dos mais favoráveis para quem curte praia, sol e não gosta de frio. Pra falar a verdade, até quem gosta muito de frio como eu, aguentar uma temperatura baixa e uma sensação térmica que chegou a 8 Graus negativos, não foi muito confortável. Contudo, estando bem preparado e avisado de que o frio é quase extremo para nossos padrões cariocas, dá pra admirar as belezas que só lugares muito frios podem oferecer.

Para aguentar a friaca toda, não adianta levar todos os casacos que existem no armário. Você tem que levar os casacos e acessórios certos. Montar camadas de roupas corretamente e usar luvas, meias e gorros apropriados, facilitam a vida de quem vai se aventurar por terras de frio e vento congelantes.

Então, a minha mala para cinco dias na Patagônia argentina, foi essa:

el-calafate-004

 

 

Segue a listinha:

2 camisetas segunda-pele

1 casaco de fleece

2 casaco de lã

2 casacos impermeáveis

1 calça segunda-pele

1 calça jeans

1 calça de nylon impermeável

1 gorro de fleece

1 gorro de lã

2 protetores de pescoço de fleece

2 pares de meia grossa que vão até o joelho

3 pares de meias de algodão mais finas

2 botas impermeáveis

1 par de luvas grossas

1 par de luvas impermeáveis para atividades no gelo

Além dos itens de uso pessoal e intimo, foi exatamente isso que eu levei. E não passei frio.

 

São itens que fazem muito volume na mala, por isso, eu sempre levo as peças mais volumosas em sacos que fecham à vácuo. São excelentes para diminuir o volume na mala. Esses sacos já são populares no Brasil, os primeiros que comprei e uso até hoje, foram adquiridos fora mas aqui já existem em lojas de utilidades domésticas e em diversos tamanhos.

el-calafate-007

 

 

Quando fizemos a caminhada pelas passarelas do glaciar Perito Moreno, o tempo estava mudando radicalmente e em duas horas o sol se foi e começou a nevar.  Por sorte, estava com camadas de roupas que garantiram conforto mas o vento extremamente frio, fazia com que utilizássemos os protetores de pescoço até o nariz, deixando só os olhos de fora. Pra quem não está acostumado ou não gosta mesmo de frio, pode parecer um passeio torturante, então tenha em mente que o frio faz parte e estar bem preparado, também. Senão você não aguenta, não.

el-calafate-065

el-calafate2-466

O segundo passeio igualmente aventureiro foi um de barco pelos principais glaciares. O dia também havia começado com sol mas conforme íamos nos aproximando dos glaciares, o tempo ia mudando, do sol para a neve com direito a muito vento  e pedacinhos de gelo voando na nossa direção. Ou seja, na parte aberta do barco, além do frio, a probabilidade de ficar molhado era enorme.

el-calafate2-620

 

Então fui assim :  segunda-pele, suéter de lã de alpaca que comprei no Peru, suéter de fleece de gola alta, gorro de fleece, calça segunda-pele, calça impermeável , meia de algodão fina, meia de algodão mais grosso até o joelho, bota impermeável, luvas para atividades na neve. Se senti frio? Senti o vento gelado no rosto em alguns momentos. Fora isso, o problema era só na hora de tirar as fotos porque a luva é muito grossa.

Mais um  passeio que fizemos, já em Calafate foi a Laguna Nimez, um santuário de pássaros lindo! Fomos lá para ver os flamingos.  Estava um sol lindo e 8 graus às 5 da tarde.

 

el-calafate-317

Vários itens eu comprei no exterior  ao longo dos anos. Mas vi que em lojas de esporte no Brasil, há bons produtos que, apesar de não terem o preço lá de fora, são confiáveis e valem a pena, como botas e casacos impermeáveis.

O segredo não é comprar a loja inteira, é comprar o produtos certos. Casacos impermeáveis, suéteres de fleece que funcionam como isolante térmico, gorros e luvas adequadas.  Estando preparado, você poderá curtir tranquilamente a neve e tudo o mais!!!

el-calafate2-522

3 thoughts on “Patagônia e neve: o que vestir

  • 28/08 at 9:39 pm
    Permalink

    Adorei. Obrigada pelas dicas.

    Reply
  • 05/09 at 11:36 am
    Permalink

    Puxa adorei estou daqui há dois dias e estou preparando a mala. Obrigada pelas dicas

    Reply
    • 07/09 at 10:08 pm
      Permalink

      Aproveite muito Aline!!!
      boa viagem!

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: