Por que você deve conhecer o Louvre quando estiver em Paris?

Por que você tem que conhecer o Louvre em Paris? Bom, essa pergunta surgiu quando estava com uma amiga passeando por lá. Ela não conhecia o museu, eu perguntei se ela não queria conhecê-lo e a pergunta de volta caiu como uma bomba: Por que eu devo conhecer o Louvre?!

dscn2169

Todas as vezes em que estive em Paris, sequer cogitei não passar pelo Louvre. Bom, o museu é gigantesco, cheio de detalhes e tem sempre alguma peça ou coleção que quero ver com mais calma…

leste-europeu2013-1756 leste-europeu2013-1749

Mas depois da indagação da minha amiga, confesso que fiquei com isso na cabeça… Pra que? Paris é a cidade dos sonhos de muita, mas muita gente mesmo, inclusive é a minha. As opções de atividades são tantas que realmente se a pessoa não tiver muita curiosidade em conhecer a Monalisa, a Vênus de Milo ou outras tantas peças, se perguntar se vale a pena ficar um tempão na fila do ingresso, enfrentar corredores cheios de gente e filas até para o banheiro começa a fazer sentido.

leste-europeu2013-1722

Na verdade eu sou suspeita, tenho uma relação muito pessoal com a instituição chamada Museu. Sou museóloga há quase treze anos, portanto visitar museu, faz parte da minha vida e não dá pra passar por certas cidades e lugares e não conhecer algum. Aliás, muitas vezes viajei com o intuito de conhecer determinados museus. Mas isso é comigo, com a minha profissão, tem a ver com meu cotidiano.

leste-europeu2013-1744

E pra quem não tem nada a ver com isso, não curte, não vê graça em esculturas e pinturas históricas? Vai para a cidade mais encantadora do mundo e vai ter que ir mesmo bater ponto no Louvre?

Tenho pensado muito nessa questão, se vale mesmo a pena separar várias horas para conhecer o Louvre.  Amigos e alguns leitores me perguntam o que não se deve deixar de fazer em Paris e a resposta é automática: Vá ao Louvre! Mas tenho revisto essa resposta com cara de spam

leste-europeu2013-1719

Opinião pessoal? Vá ao Louvre se você gosta de museu. Vá ao Louvre se você quiser conhecer ao vivo alguma peça do acervo a qual você já tenho ouvido ou visto a imagem e tenha te despertado a curiosidade. Vá ao Louvre se você comprou um pacote de viagem e os ingressos já estão inclusos. Vá ao Louvre se o seu coração bater forte ao se deparar com aquela pirâmide em contraste com a arquitetura clássica.

dscn2271 dscn2255 dscn2236 dscn2235

Mas se você não curte museu e um amontoado de obras de arte dispostas em um lugar gigantesco e cheio de gente, prefere fazer comprinhas, acha melhor ver a cidade do alto da Torre Eiffel, quer dar uma volta de bicicleta às margens do Sena, prefere tomar um café acompanhado de uma eclair de café em algum Café (rsrs!), acha mais interessante descobrir as cores do jardins de Luxemburgo, comprou um sanduíche e quer fazer um petit piquenique nos jardins de Tuileries, prefere fazer uma caminhada ao cair da tarde para perceber como Paris é linda até de noite com todas as suas luzes amareladas… Bom, é melhor mesmo não ir ao Louvre…

Mas sinceramente? Eu acho que você devia fazer tudo isso aí  e ainda ir ao Louvre sim!!!

Boa viagem!

13 thoughts on “Por que você deve conhecer o Louvre quando estiver em Paris?

  • 26/09 at 3:30 pm
    Permalink

    Oi Juliana,
    Estou viajando no seu blog e estou amando!!! Parabéns !!
    Esta matéria sobre Paris está ótima, parece que estou me vendo nas suas palavras. Já estive em Paris 3 vezes e sinto o mesmo. Continue assim !!! Um abraço. Ewa

    Reply
    • 26/09 at 8:49 pm
      Permalink

      Que bom Ewa!!!
      Abs!

      Reply
  • 09/04 at 2:31 pm
    Permalink

    Oie, de novo! Entao…
    Eu vou ficar so 2 dias em Paris. Dai tava pensando em fazer um city tour ou ate mesmo esse “cruzeirinho” pelo Sena e vou passar pelo Louvre, mas so pra ver a piramide de vidro. Nao vou entrar pq senao vai me tomar mt tempo(embora seja uma pena). Gosto de museus, mas depois da minha viagem a NY(marco desse ano), me prometi q ia maneirar nos museus, pq nao tem como passar rapidinho por eles, ainda q vc nao seja o maior amante de obras de arte, demora mt apreciar tudo!!! Eu decici dar uma passadinha em Paris p conhecer “o grosso”, pq nao podia ir a Europa a primeira vez sem ver Paris(ainda q mt rapido. Meu foco e’ Londres(to pensando em 4 a 5 dias). Tbm quero aproveitar pequenas cidades como Amsterda e Bruxelas, pq to precisando de um pouquinho de sossego. Nova York me agitou muuuito! Uma loucura…nao parei 1 segundo. Ainda to estudando roteiros, orcamento e dias disponiveis. Tava pensando em ir em Setembro(p comemorar niver casamento).

    Amei o Blog!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    bjao

    Reply
    • 09/04 at 2:58 pm
      Permalink

      Obrigada pelo carinho!!
      bjs

      Reply
  • 09/04 at 11:18 pm
    Permalink

    Juliana prezada, boa noite!

    Este post veio ao encontro do que penso a respeito de certos lugares ditos “turísticos” espalhados pelo mundo. Antigamente – muito mais do que agora – as perguntas do tipo “você esteve no lugar tal, na cidade X ?” eram inevitáveis. Ai de quem visitasse Paris e não subisse ao ponto mais alto da Tour Eiffel, o Arco do Triunfo ou não fosse ao Louvre! Pecado mortalíssimo. Não foi à Notre Dame ??? Aí, já era crime; imperdoável ir à Paris e não conhecer estes monumentos. E os comentários em surdina, principalmente no trabalho? Até hoje alguns amigos em perguntam com ares de espanto porque nunca fui aos Estados Unidos. Não conhece New York? Não! E nem tenho vontade de conhecer. Viajo desde 85, constantemente, e nunca tive vontade de ir à Disney, de passear em Nova Iorque ou visitar o Metropolitan. Aliás, o que já visitei de museus, de monumentos, de bairros tradicionais e de ruínas greco-romanas, com interesse puramente cultural está de bom tamanho; perdi a conta das anotações e das leituras que fazia antes de visitar tais lugares. Agora…
    Um advogado que conheci, certa vez me disse uma frase muito interessante a respeito de pessoas que viajam sem o menor interesse em nada: “mala também viaja”. É mais ou menos assim que quero viajar agora: sem compromissos com torres, com arcos, com castelos ou palácios. Aos 66 anos quero me voltar para lugares onde a natureza seja abundante, conhecer novas paisagens. Para mim, já está de ótimo
    tamanho.
    Abraço cordial em todos. Marilia.

    Reply
    • 10/04 at 10:53 am
      Permalink

      Isso mesmo Marilia! Temos que visitar e conhecer o que realmente nos desperta interesse e curiosidade e não seguir roteiros que todo mundo faz.
      Grande abraço, Juliana

      p.s. tbm não conheço Nova York e ainda não tive vontade de ir lá.

      Reply
      • 10/04 at 12:50 pm
        Permalink

        Obrigada por sua atenção, Juliana. Mais, muito mais sucesso para você.
        Cordial Abraço da Marilia.

        Reply
        • 11/04 at 9:55 am
          Permalink

          Eu que agradeço!
          Forte Abraço, Juliana

          Reply
  • Pingback: Mais um pouco de Paris: três museus para visitar e adorar! | Viajante Remediado

  • 03/08 at 12:37 am
    Permalink

    Adorei este post mesmo. Estive 2 vezes em Paris, da primeira não consegui ir no louvre por falta de tempo (viagem relâmpago) e como voltei em Maio com mais calma decidi visitar com algum detalhe o mais famoso museu do mundo. Agora a questão é se valeu a pena? Não sei!!! Adoro museu, arte, cultura etc etc e aproveito sempre os bocadinhos em viagem para alargar meus horizontes e aconselho a todos fazer o mesmo, como se diz em Portugal, O saber não ocupa lugar!! Mas o louvre caiu que nem uma bomba no meu conceito de museu. Creio que 90% das pessoas que vão lá, vão simplemsente porque é o Louvre ou pela Monalisa e pronto! Quando entrei naquele enorme palacio já com bilhetes comprados por um amigo que havia la ido na semana anterior tive a sensação de entrar numa feira, num estádio de futebol. Foi a maior confusão de sempre, milhares ou talvez milhoes de pessoas em todos os sentidos, te empurrando, gritando, pisando, passando à frente, se quer ir no wc vá antes de ter vontade senão faz xixi pelas pernas abaixo. Simplesmente não estou para aturar aquilo, o louvre é a maior falta de respeito pela arte e pela cultura assim como pelos visitantes que não tem oportunidade de passear e contemplar as suas maravilhosas obras de arte. Por isso concordo com a sua opinão, ir só mesmo se o coração bater mais forte. Quanto a mim… acho que tive uma paragem cardíaca nesse dia e não sei mais o que achar se vale ou não ir no Louvre!!! Melhor mesmo irem e depois darem as vossas opiniões.

    Reply
    • 03/08 at 9:01 am
      Permalink

      Realmente o Louvre é um lugar peculiar, ir só para dizer que foi pode ser perda de tempo ainda mais em Paris, lugar com tantas atividades e atrações, não é verdade?

      Reply
  • 02/08 at 10:01 pm
    Permalink

    Oii,td bom? 🙂
    Gostei da sinceridade no post…me senti até mais aliviada…pq confesso que ja e peguei pensando exatamente isso,se iria lá quando for a Paris..sim,pq assim como metade do planeta tb tenho uma enorme curiosidade de conhecer Paris..(e ainda n fui.. :/ )
    Nada contra Museu,até gosto…mas sempre procuro fugir do obvio nas minhas viagens,até vou em um ou outro ponto turistico daqueles “tem que ir”,sabe..mas tem que me tocar meeesmo o coração,como vc falou…o que n vale é se não tocar,ficar sendo taxado de ignorante e sei lá o que…Ja ouvi um monte pq já fui no no Rio duas vezes e não fui no Cristo,fui ao Peru e simplismente desisti de ir a Machu Pichhu só pq em LIma tava uma delicia, e no Uruguay tb desmarquei td em PUnta só pra namorar mais uns dias em Sacramento…rsrsrs.. Tem que tocar,tem que fazer valer..ai ,como vc mesma falou: qualquer fila faz todo sentido!!!
    Adorei o post.bjsss! 🙂

    Reply
    • 02/08 at 10:35 pm
      Permalink

      Ah! que bom que gostou! Mas é verdade, temos que fazer o que nos emociona e não o que todo mundo diz que é bom ou interessante. Pra mim, museu é o máximo já meu marido prefere trocar uma ideia nos mercados municipais, aí gente entra em acordo… O importante mesmo é escolher ver e conhecer o que nos desperta interesse. Em Paris, o que não falta são opções para todos os gostos, bolsos, tudo!! bjos

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: