Revisitando Roma

A tal da “cidade-eterna” me causa um conflito de sentimentos. De fato, conhecer Roma parece quase uma obrigação para os apaixonados por História mas me senti sufocada andando por lá. Parece que a cidade não consegue suportar aquela multidão. Fila pra tudo, camelôs em todo canto vendendo de suvenirs a cortador de unha, gente com cara de zumbi baforando fumaça de cigarro em todo lugar e garçons nas portas dos restaurantes que só faltam te arrastar para dentro de algum.

Roma é caótica mas cumpri minha missão de voltar lá com mais calma. Ver tudo com mais calma. Pronto. Evento riscado da lista.  Veja bem, não estou desencorajando ninguém a visitar Roma, nem tão pouco dizendo que não gostei do que vi e fiz por lá. Contudo, a cidade pede uma dose extra de paciência para percorre-la. Sim, é uma cidade incrível que transborda História e beleza mas também conta com problemas de estrutura para receber o turista. Nos é cobrado uma taxa de permanência na cidade, que é paga na hora do check out no hotel e que deveria ser melhor empregada, eu acho. Especialmente o centro histórico anda sujo, pichado, quebrado e isso pode manchar a imagem que se tem e que se espera da cidade. Mas vá, vale a pena mesmo assim!

Então vamos a parte boa, antes que você desista de ir lá ou desista de ler aqui. Não quero uma coisa nem outra! Roma não é uma cidade gigantesca, a maioria dos lugares interessantes estão relativamente próximos. Acho que três dias na cidade podem ser o suficiente. Como muitos monumentos estão em praças e muitas praças são verdadeiros monumentos, programar uma tarde para uma bela caminhada pelo centro histórico pode ser uma boa dica.

roma-paris 1039roma-paris 1063roma-paris 1070roma-paris 1076roma-paris 1082

Visitar o Vaticano pede, no mínimo, meio dia para a visita. Como se anda muito lá dentro, eu sugiro marcar a visita para a parte da manhã e programar uma tarde mais light ou vice-versa. O Vaticano pode se tornar um dos maiores programas-de-índio do mundo se você não estiver disposto e não tiver comprado os ingressos com antecedência. Tem fila pra entrar com ingresso na mão, imagina sem!

roma-paris 890roma-paris 893roma-paris 896                                           roma-paris 892roma-paris 895roma-paris 917roma-paris 918roma-paris 923

Pegue um mapa. Vai ver que os monumentos mais importantes estão próximos um do outro. OK, vendo o mapa pela primeira vez, pode ser assustador com a quantidade de ruas impressas ali.  Eu fiquei mas depois descobri que as ruas são praticamente mini-ruas. Bem pequenas e estreitas. Ou seja, caminhando  pelo centro com um mapa na mão, você vai notar que Roma não é tão grande como aparenta e que isso pode ser ótimo para as suas pernas!!

roma-paris 1103roma-paris 938roma-paris 941roma-paris 945roma-paris 1084roma-paris 1090

Trace o seu roteiro, Fontana de Trevi, piazza di Spagna, Fórum romano, piazza  Navona, Coliseu, enfim…

2 thoughts on “Revisitando Roma

  • 25/01 at 8:56 am
    Permalink

    Como tem uma estação de metro bem em frente ao coliseu, resolvi usar este meio. Porém , era fim de tarde e estava lotado!! Tão cheio que só consegui entrar no quarto trem que passou. Conclusão: cheguei lá e o coliseu estava fechando. Não consegui entrar. Mas mesmo de fora, achei fantástico ! Belas fotos!!

    Reply
    • 25/01 at 6:32 pm
      Permalink

      Olá Renata! obrigada pela visita! Também não conseguimos entrar no Coliseu. Muita gente e uma chuva fina que aumentava a sensação de frio. Mas mesmo por fora, a visão é impressionante mesmo!!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: