Roteiro para 1 dia em Roma

É muito pouco!! Um, dois ou três dias em Roma pode parecer pouco e é, imagina então quando você tem apenas um dia para circular pela cidade antes de seguir viagem. 

Bom, se este for o seu caso, eu te sugiro o roteiro que fiz. Deu para rodar a cidade, conhecer o Vaticano, comer uma tradicional pizza e um sorvete maravilhoso na praça e de quebra conhecer alguns dos monumentos mais visitados da Europa. Mas é claro que é sempre bom fazer uma pesquisa antes porque Roma tem inúmeros lugares que merecem a sua visita.

Roma não é uma cidade gigantesca, a maior parte dos pontos interessantes para conhecer estão localizados no centro histórico, o que dá para percorrer a pé.

Minha sugestão é começar lá pelas 9 da manhã, conhecendo o Vaticano. Lá dentro existe um complexo de museus com um acervo gigantesco, se você estiver interessado em conhecer com afinco, recomendo deixar um único dia para lá. Caso contrário, dois pontos devem ser priorizados: a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Começando a visita às 9, até o almoço já terá terminado.

Almoço! Palavra-chave. Não adianta pular essa parte, o dia vai ser puxado e nada como um bocado de carboidratos para te fornecer energia. Isto quer dizer: pizza, bruschetta e outras massas maravilhosas que a Itália se orgulha de produzir. Não coma nada muito pesado, como um prato de lasanha ou coisa do tipo porque o efeito pode ser contrário, ao invés de te dar energia, vai te dar um sono danado.

Fome resolvida, hora de seguir caminho. O Castelo de Sant’Angelo é uma interessante construção onde abrigou o mausoléu do Imperador Adriano e foi erguida em formato de fortificação justamente para proteger a cidade do Vaticano merece a sua visita. Reza a lenda que ainda hoje existe uma passagem subterrânea que liga o Castelo ao Vaticano.

Seguindo caminho (estou certa de que você já tem um mapa), pare uns instantes na Piazza Navona, uma praça que reúne três das mais bonitas fontes de Roma. Uma destas fontes exibe estátuas representativas dos quatro maiores rios conhecidos no século 17: Nilo, Prata, Ganges e Danúbio.

Depois das fotos e poses na Piazza Navona, siga para o Pantheon. Um dos templos mais antigos da Europa. Repare nos diversos mármores que compõem o seu interior.

Continue em direção a outra praça, esta talvez seja aquela que você mais tenha ouvido falar… Ela abriga uma das mais belas e a mais famosa fonte de Roma: a Fontana di Trevi. A figura central representa Netuno, o Deus dos Mares. Não esqueça de jogar uma moeda, que seguindo superstições, vai assegurar seu retorno a cidade.

Recoverd_jpg_file(10926)

Que tal uma pausa para o sorvete? Nos arredores da Fontana  existem dezenas de pequenas sorveterias artesanais. Não deixe de provar um.

Seguindo caminho, vá até a Piazza di Spagna. A escadaria toda decorada com belas flores liga a Igreja de Trinitá del Monti a Praça. Antigo reduto dos artistas e boêmios romanos que utilizavam as escadas para desenhar e escrever seus poemas, a escadaria hoje é um ponto de encontro de muitos jovens e turistas.

A multidão assusta, né? Pois é, alta temporada tem dessas coisas…

Se você terminou este roteiro antes das 17 horas e ainda estiver disposto, pegue o metrô na estação Spagna, (ao lado da escadaria) e desça na estação Coloseo para conhecer outro ponto de Roma, o Coliseu. Mas verifique a disponibilidade de ingressos.

Obviamente, esta é apenas uma sugestão de roteiro, vários outros lugares ficaram de fora. Por isso, se puder, fique pelo menos uns três dias em Roma.

Boa viagem.

8 thoughts on “Roteiro para 1 dia em Roma

  • 27/08 at 6:00 pm
    Permalink

    Boa Tarde Juliana.
    Simples e objetivo.
    Parabnes

    Reply
    • 27/08 at 6:13 pm
      Permalink

      Olá Alberto!
      Obrigada!
      abraços.

      Reply
  • 21/08 at 11:29 am
    Permalink

    Oi Juliana, “gostou do post?” Lógico! Gostei demais! E está exatamente dentro do que estou procurando. Estarei poucas horas em Roma, numa escala de vôo, e terei umas 5 horas de passeio pela cidade, no inverno de fim de janeiro. Das suas sugestões, acho que não conseguiria ver tudo em apenas 5 horas, mas queria muito incluir o Vaticano. Vou de trem de Fiumicino a Termini, e lá, como faço para ir pro Vaticano? vc saberia me dizer? e vc acha que a fila para a capela Sistina atrapalharia o resto do meu corrido passeio?
    Se puder me responder te agradeço muitíssimo.
    Beijos.

    Reply
    • 21/08 at 1:39 pm
      Permalink

      Oi flavia, tudo bem? Obrigada pela visita! Bom, na estação Termini pegue o metrô e desça na estação Otavianno. Com relação a visita ao Vaticano, acho que será corrido demais, além das filas e do excesso de turistas.. Lógico que a Capela Sistina é um lugar pra lá de incrível mas como o seu tempo é escasso, acho que ficaria complicado… Roma é uma cidade que merece vários dias, eu tive dois dias porque segui viagem pela Itália mas se pudesse teria ficado mais e se você tem um pequeno tempo de escala, prefira rodar a cidade, acho que será mais tranquilo do que enfrentar as filas do Vaticano e ficar preocupada com as horas voando…

      Reply
      • 22/08 at 11:43 am
        Permalink

        Oi Juliana, obrigada por sua sugestão. Então eu acho que não vou ao Vaticano não. As filas assustam e apesar do inverno sempre diminuir um pouco o tamanho das filas, prefiro não arriscar. Vou então aproveitar seu roteiro de um dia em Roma mas excluir o Vaticano…Já estive em Roma, faz muitos anos, e na época em fui lá a Capela Sistina estava em reforma, por isso não a conheço. Viajo sempre mas agora bateu saudade da Itália e por isso estou começando a visitar blogs e foi assim conheci o seu. Já salvei o seu URL, o seu blog é ótimo. Ah! Também sou carioca, ehehehe.
        Beijos.

        Reply
        • 22/08 at 2:40 pm
          Permalink

          Acompanhe a gente sempre!
          bjos 🙂

          Reply
  • 01/08 at 1:18 am
    Permalink

    Irei ficar 3 dias em Roma e 3 dias em Paris, estou pensando em comprar os Pass (Paris e Roma), acredito que seja de grande valia. Saberia me dizer qual o tempo do passeio de ônibus em Paris?

    Alguma sugestão de roteiros para 3 dias em cada cidade, e os pontos imperdíveis, sugestão de roteiro para maximizar o tempo? Locais não tradicionais interessantes? Etc… o que achares que vale a pena aceito e será muito importante!

    Desde já obrigado pelas dias do site!

    Reply
    • 01/08 at 2:41 pm
      Permalink

      Olá Pablo, tudo bem?
      O passeio de onibus em Paris tem um duração relativa, porque durante a validade do passe, você pode subir e descer em vários pontos da cidade. Tenho duas sugestões de roteiros em Paris. Um local que adoro e os turistas estão descobrindo agora é o bairro do Marais, tem um post sobre ele. Vale muito a pena. Já em Roma, aqui no blog tem um roteiro para um dia e outro para o Vaticano que é muito interessante. A Capela Sistina é realmente uma obra prima. Não deixe de visitar a Fontana di Trevi e tomar um sorvete nos arredores, os sorvetes italianos são os mais gostosos que já provei. Sem falar nas massas, é claro.

      um abraço e boa viagem, Juliana

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: