Roteiro rápido para um dia em Paris

Minha relação com Paris já evoluiu da paixão avassaladora para o amor. Um amor maduro, sem aquele desespero e ansiedade por devorar a cidade toda num só instante. Hoje, me sinto privilegiada por ter a sorte de poder caminhar pela cidade pelo simples ato de caminhar. Mas nem sempre foi assim, Paris pra quem se apaixona por ela, pode ser dolorosa. As primeiras vezes que a visitei, caminhava tanto que tinha q tomar remédio para dor nas pernas… coisas de paixão avassaladora que vez por outra, toma conta da gente.

Andar sem roteiro definido, sem hora marcada… tomar um chocolate quente na esquina, perceber como os olhinhos apertados dos orientais brilham quando estão aqui. E eles estão aqui o ano todo, em todo lugar, fotografando e consumindo. De tudo. Ainda vou parar para conversar com um deles para ver se entendo o que tanto os atrai na Europa. Visto que eles vem de uma cultura totalmente diferente. Não que para os outra culturas Paris não faça os olhinhos brilharem mas para os orientais sinto que é diferente… Se alguém tiver uma explicação…

Bom, voltando… Estive em dezembro para passar o Réveillon. Os principais pontos turísticos estavam lotados como nunca vi. O mercado de Natal da Champs Elysees mais parecia um shopping center congelante às vésperas do Natal… Assusto com isso. Multidão não é o meu forte. Mas o mercado em si é bem interessante. Artesanato, comilanças típicas, brinquedos para as crianças. Enfim, tudo como manda a tradição dos mercados de Natal Europa afora.

Para aproveitar o tempo ensolarado, já que havia previsão de chuva para os próximos dias, fizemos um circuito a pé de dar inveja a muito maratonista!! Segundo o pedômetro (aparelho que conta os passos), caminhamos pouco mais de 14 kilometros nesse dia. E não me espanto, Paris faz com que a gente caminhe léguas sem perceber. Então, se você tem um bom preparo físico ou tem pouco tempo, percorra um bocadinho de Paris a pé com este roteiro:

Comece pela Notre Dame e seu interior de abalar corações:

16381987755_ccd95b1897_z 16194587198_3bdb616038_z 16194677018_27f8e3600e_zimg_1686 img_1687 img_1694

Ilha de Saint Louis:

img_1700

Jardin de tuilleries:

roma-paris-1303 roma-paris-1304

Place de la Concorde e a roda gigante que só é montada no fim do ano:

img_1715

Champs Elysees (e a multidão aproveitando o Mercado de Natal):

roma-paris-1308

e termine no Arco do Triunfo.

16195730069_6c13696e35_z img_1730

 

Uma pernada e tanto regada a baguette com coca-cola e fondue de chocolate belga. Sem ansiedade, sem traçar um roteiro, sem planejar. Só caminhando. E com as cores e luzes do Natal, Paris fica apaixonante mais do que nunca.

Como se eu não soubesse disso.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: