Santiago: dicas e utilidades para otimizar sua viagem

Esse post é um tanto genérico, com variadas informações sobre nossa viagem a Santiago no Chile e creio que possam ser úteis a você também…

chile2014-835

 

Dinheiro –> quanto levar, como levar, onde comprar: por conta da taxa do IOF nos cartões pré pagos e por não ter conseguido comprar Pesos chilenos na casa de cambio que estou acostumada, decidi sacar dinheiro nos caixas eletrônicos. Para cada saque, independente do valor, foi cobrado uma taxa de R$ 12, 00. Troquei dinheiro no aeroporto para pagar o transfer e poder me locomover no primeiro dia. No centro de artesanato, consegui comprar alguns souvenirs em Real mas for a o Peso chileno, o dólar é que é bem aceito.  Na hora de decidir o que é melhor, avalie a quantidade de dias que ficará no país, se for mais de 5, é melhor trocar  dólar ou Real em casas de cambio, de preferência no centro da cidade durante a semana. Finais de semana, elas não abrem.

 Segurança na bagagem –> recebi alguns lacres da sealbag para testar na mala. Depois  que vi como as malas eram abertas nos aeroportos, mesmo com cadeado, fiquei assustada. Não carrego nada de valor e não faço compras caras mas pensar na invasão de privacidade me incomoda um pouco. Com esses lacres, fica bem dificil esse tipo de golpe no aeroporto. Eu recomendo.

Transfer aeroporto-hotel-aeroporto –> quando chegar no aeroporto de Santiago, saia da área de embarque e busque um transfer que ofereça serviço em van, a não ser que você esteja em grupo de pelo menos quatro pessoas, dê preferencia a van que carrega outros passageiros na mesma viagem. Fica muito mais em conta. Feche a ida e a volta para evitar problemas principalmente se o seu voo for de madrugada ou muito cedo.

 Onde ficar-> sem dúvidas, em algum hotel no bairro da Providência. Porque lá dá pra fazer tudo a pé, é perto do centro e tem uma estrutura muito boa como bairro residencial e comercial ao mesmo tempo.  Dê uma olhada neste post, onde avalio a hospedagem que ficamos.

chile2014-1078

 

Segurança –> Santiago é considerada uma das cidades mais seguras da América do Sul mas não dê bobeira em bairros mais distantes ou no metrô tarde da noite.

O Chile é um país caro? Infelizmente sim. O salário minimo deles é bem maior que o nosso, a qualidade de vida também. Há pobreza, óbvio, mas uma simples passada no mercado já dá pra notar que o custo de vida é alto. Almoçando em restaurantes simples ou no shopping, a refeição para dois com refrigerante e sem sobremesa, saía uma média de 70 Reais.

chile2014-955

Para compras, é um bom lugar? –> Talvez. No shopping  tem H&M, Fallabela, Ripley que são redes de lojas famosas e com vestuário em conta mas não dá pra renovar o guarda-roupa, não. Os mercados de artesanato são uma boa opção para lembranças e peças diferentes.

europa-374

O que é imperdível? –> conhecer alguma vinícola é programa quase obrigatório. Se você não tiver alergia, provar uma mariscada ou a famosa centolla no mercado Central é uma boa pedida. Passear pelo centro da cidade e apreciar seus edifícios históricos, também.

chile2014-1051

chile2014-1128

Voando Lan –> é a única companhia que tem voos diretos. Bom serviço e geralmente preço mais em conta do que outras companhias que voam pra lá.

 Clima: quente sem ser sufocante no verão e bem frio no inverno. Prefira a primavera ou outono.

2 thoughts on “Santiago: dicas e utilidades para otimizar sua viagem

  • 23/06 at 12:55 pm
    Permalink

    Olá Flavia, em lojas de malas vc encontra essas balanças mas talvez seja mais interessante comprar lá fora que é bem mais barato.
    abs, Juliana

    Reply
  • 20/06 at 11:30 am
    Permalink

    Juliana, gostei do post sim, bem prático. Mas aproveito pra te perguntar, já que falou sobre lacres de malas, você conhece balança de mala portátil? Toda vez que volto de uma viagem fico com medo do peso da mala de volta…Conhece alguma balança boa e preço em conta pra me indicar? Obrigada e beijos.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: