Top 10 atrações gratuitas em Roma

Olá pípol!
Em tempos de Euro e dólar altíssimos, é preciso dar uma pisada no freio, não é mesmo? se você pretende viajar  este ano e ainda não comprou as passagens, não reservou a hospedagem, sugiro que faça logo, a não ser que o dinheiro esteja sobrando meeeesmo… aí pode deixar tudo para a última hora. Mas se não está sobrando e  esses itens já estão adiantados, comece então a pensar no roteiro mais econômico e dinâmico para fazer render cada centavinho.

Visitei algumas capitais interessantes nos últimos anos e, econômica como sou, sempre procurei intercalar o roteiro com atividades gratuitas e pagas. Algumas não tem jeito, você vai ter que pagar se quiser conhecer mas lembre-se que em todo lugar sempre há boas atrações gratuitas, sobretudo na Europa.

Então vamos lá, a ideia é lançar uns posts com o TOP 10 das atividades gratuitas que em nada perdem para as pagas.

A primeira cidade que escolhi é Roma. Por várias questões. Roma é uma cidade onde a hospedagem é cara, alimentação na área turística é cara também mas em compensação é um museu a céu aberto. Você pode facilmente caminhar por dias pela cidade sem gastar nada, a não ser com transporte e alimentação. Nesse ponto, Roma é perfeita!

Listei abaixo algumas das minhas atrações preferidas e gratuitas.  Vejamos:

1.Visitar a Piazza e Basílica de São Pedro – prepare-se para a fila! Mas prepare-se para fortes emoções mesmo para quem não é católico

Ponto-chave da cidade. Uma praça enorme, bonita com a Basílica imponente te chamando para uma visita. Quem estiver no Vaticano, encontrará mais facilidade para entrar na Basílica  mas quem não estiver, não vai ter jeito, compre um lanchinho e vá para a fila. Você vai encontrar vários brasileiros e papear um bocado, ate que chegará a sua vez de entrar e olha, não vai se arrepender! É bonita mesmo!

roma-paris-891 roma-paris-908  roma-paris-925 roma-paris-926 recoverd_jpg_file16174
2. Visitar o Panteão, a igreja mais antiga de Roma
O entorno assusta: cavalos e carruagens, homens fantasiados de gladiadores, pau-de-selfie por todos os lados, orientais com roupas florescentes de nylon… Foi no Panteão que quase tive uma crise de claustrofobia por conta da quantidade de gente. Vale a pena dar uma passada e sair logo dali.

 roma-paris-1052 roma-paris-1054 roma-paris-1059 roma-paris-1062

3 Visitar a igrejas!
A cidade é cheia de Igrejas lindas, muitas vezes com uma fachada que você não dá a mínima mas que escondem obras de arte valiosíssimas em seu interior! Viu uma Igreja aberta? Entre!roma-paris-1095  roma-paris-1099 roma-paris-1105
4. Percorrer as ruínas  do Fórum Romano
Cheia de mapinhas explicativos que reconstróem com desenhos a área original,  essas ruínas são o máximo! E pensar que tudo aquilo que você viu e ouviu na escola existiu de verdade!! E influenciou tanto o mundo em que vivemos hoje.

roma-paris-1073 roma-paris-1079 roma-paris-1082 roma-paris-1083
5.  NÃO atirar uma moeda  na Fontana di Trevi
Depois de um tempo com a vista prejudicada pelos tapumes, a Fontana volta aos seus dias de glória! Linda, linda!! E cheia de gente em volta mas como ver é de graça, tá valendo!!! E nada de jogar moedinha, ok?!

recoverd_jpg_file16081 recoverd_jpg_file16127

6.  “Dar um tempo” na Scalinata di Spagna
É o ponto de encontro dos turistas arrasados de tanto bater perna pelo centro histórico. Mesmo que você não esteja assim tão cansado (a), vai sentar uns cinco minutos nas escadaria nem que seja para procurar sinal de wifi para postar algumas fotos na rede social…   Na época do natal  é montando uma enorme e lindo presépio.

recoverd_jpg_file16133  roma-paris-1040

 

7. Fontes da Piazza Navona. Mas nada de atirar moedinha aqui também, ok?!
Praças e fontes são o forte de Roma. E a piazza Navona realmente esbanja lindeza com aquelas fontes. Pare para perceber a complexidade das esculturas e pense como era esculpir aquilo tudo com toda perfeição usando instrumentos rústicos e sem nenhum protótipo para seguir!! Imagina!!

recoverd_jpg_file2883 roma-paris-1069

8. Passe pela Piazza venezia
Outra praça daquelas que você fica pensando: Megalomania, Você vê por aqui! Nesta praça está o monumento em homenagem ao rei  Victorio Emanuelle II. Mas cadê o monumento? Ah, você acha que uma estátua no meio da praça?? Errou!!!!  O monumento é aquele edifício gigantesco mesmo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

9. Visite a ponte de Santo Ângelo – em frente ao castelo de mesmo nome
As pontes sobre o rio Tibre também são badaladas. Mas esta é a minha preferida. Em frente ao Castelo Santo Ângelo, esta ponte guarda esculturas perfeitas de Anjos feitas por Bernini, que é “o cara” da arquitetura!

roma-paris-966 roma-paris-969 roma-paris-973
10. Testar sua coragem!!

É uma escultura em pedra, que reza a lenda “come” a mão do mentiroso que a põe em sua boca.  Vai testar?? É de graça!!! hahahahahaha

06_bocca-della-verita

 

Dê uma olhada neste mapa. Aqui eu marquei estes pontos todos. Perceba que é tudo relativamente próximo e metrô tem em todo canto o que facilita bastante a caminhada e evita gastar dinheiro à toa com táxi.

 

mapa-roma-gratis

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: