Roteiro para Lisboa

Apesar do pouco tempo que passamos em Lisboa, o que foi muito frustrante, guardo belas imagens e penso que devo voltar lá pelo menos mais uma vez para tirar a limpo a última visita. A cidade, com boa rede hoteleira, de transportes e gastronômica  pode ser uma ótima opção para aqueles que  julgam o idioma diferente do nosso um empecilho para viajar.

Bom, como tivemos um dia e meio para rodar Lisboa, não preciso dizer que foi corrido e muita coisa ficou para a próxima oportunidade mas acho que deu pra fazer um roteiro basicão e ter uma ideia do que Lisboa tem a oferecer.

O aqueduto das águas livres, construído em pedra de cantaria na época de D. João V, foi o primeiro monumento que nos chamou atenção. Logo na chegada à cidade, nos deparamos com essa enorme construção, já desativado mas mantido como elemento arquitetônico da cidade, tombado pelo governo português.

s7300352

De bonde, é possível percorrer vários trechos que passam por pontos importantes da cidade como a Basílica da Estrela, a fábrica dos Pastéis de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos que são todos bem próximos.

s7300432

  s7300476  s7300414

europa2010-990

Não deixe para depois. Faça uma parada na fábrica dos pastéis e prove uma iguaria que muitos tentaram fazer igual mas ainda não conseguiram.

Outro  ponto que você não pode deixar de dar uma passadinha é na Torre de Belém.

europa2010-975

europa2010-978 europa2010-977

O monumento, erguido as margens do rio Tejo no século XVI, com influência da arquitetura islâmica e cristã,  já foi prisão, posto de identificação aduaneira e passando por reformas seguidas ao longo do tempo, hoje é um dos monumentos mais relevantes de Portugal. Abre de terça a domingo. No inverno das 10h00 às 17h30 (última entrada às 17h00) e no verão estende-se até às 18h30. O ingresso custa 5 Euros.

Caminhando pela margem do rio, chegamos a outro importante monumento e na minha opinião o mais expressivo de Lisboa: o Padrão dos Descobrimentos.

europa2010-987 europa2010-982

Em  formato de uma caravela, com cerca de 9 metros de altura, de  cada lado foram esculpidas 16 figuras humanas que representam personagens históricos da saga dos Descobrimentos. O monumento, para os padrões portugueses, é bem recente, construído em 1960 para as comemorações do 5°centenário de morte do infante Dom Henrique, precursor dos era dos Descobrimentos portugueses. Funciona todos os dias. No inverno de 10h00 as 18h00 e no verão, estende-se até as 19h00. O ingresso custa 3 Euros.

Partimos agora para o centro da cidade porque a essa altura, apesar do lanchinho na fábrica dos pastéis de Belém, a fome deve estar apertando e um bom lugar para almoçar bem e barato é no centro da cidade. Recomendo pegar um táxi ou o bonde elétrico.

europa2010-995

Chegando no centro, as opções de restaurantes são bem variadas. Almoçamos na rua Augusta um bacalhau que não me lembro quanto custou só me lembro que foi um dos melhores que já provei. Após o almoço, sugiro caminhar pelas ruas estreitas e movimentadas, vai ser inegável reconhecer um pouco de Brasil. Nós temos muitas semelhanças com Portugal, mais do que podemos imaginar!

europa2010-1020 europa2010-1010 europa2010-1025

Uma visita ao  Elevador do Carmo pode reservar boas surpresas!

 europa2010-1007portugal-e-belgica-203

O que recomendo é caminhar por essas ruas e perceber os detalhes das construções, os azulejos das casas, a mistura do antigo com o moderno. Vai ser inegável reconhecer um pouco do Brasil. Nós temos muitas semelhanças com Portugal… mais do que podemos imaginar!

2 thoughts on “Roteiro para Lisboa

  • 07/02 at 8:59 pm
    Permalink

    Oi, Juliana, gostei muito de suas dicas! Justamente em 09/11/2012 eu estava retornando de Lisboa com minha mãe, que queria conhecer a terrinha de seus avós… Como você, eu também sou da categoria “viajante remediado” rsrsrs. Amo viajar, mas as passagens estão muito caras. Então toda dica neste sentido é muito bem vinda. Eu topo desde bed&breakfast, hostel, até dormir em aeroporto! Mas o meu marido não, rsrs, tem q ter um hotelzinho razoável… Comprei meu pacote aéreo e hotel no Click On pela primeira vez, e gostei muito. Tudo aconteceu conforme o previsto, sem surpresas desagradáveis. Se todos os sites de descontos forem assim, está ótimo! Hotel bonzinho, bem localizado, café da manhã muito bom. Fizemos os passeios por conta própria, compramos logo de cara os city tour naqueles ônibus turisticos – Um bilhete que dava direito a 4 roteiros diferentes, ótimo porque você consegue se localizar bem para circular depois pela cidade. Almoço, para todos os gostos e bolsos. Lisboa, especificamente, tem estação de metrô pela cidade inteira! Recomendo a todos. Abraço!

    Reply
    • 07/02 at 9:23 pm
      Permalink

      olá Maria Cristina! Que bom saber que correu tudo bem na sua viagem. Eu tenho muita vontade de comprar um pacote desses porque são bastante vantajosos mas tenho receios se dará tudo certo. A sua informação foi muito útil para nós! E Lisboa realmente é uma cidade muito interessante. Obrigada e boas viagens!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: