Um pouquinho de Paris no Rio : Boulangerie Guerin

Quando uma pessoa é apaixonada por um lugar e não vive longe nele, está sempre procurando algo que lembre, que tenha alguma semelhança para que, de alguma forma, encurte a distância. Eu sou apaixonada por Paris e conheci um lugarzinho que me aproximou um pouquinho de lá. A Boulangerie Guerin aqui no Rio. Para nossa alegria (!), são três lojas na zona sul e eu fui conhecer a filial jardim Botânico.

A primeira loja foi aberta em 2012, as receitas são tipicamente francesas e assinada pelo chefe patissier Dominique Guerin, ou seja, tem mão francesa de verdade nas massas! E o ambiente, onde é possível ver a fabricação dos produtos, nos leva à Paris dos doces delicados e pães saborosíssimos!

Olha, vou te dizer uma coisa: só de olhar a vitrine, já me emocionei! Ver aquelas tortinhas, as eclairs e tudo o mais já me deixou feliz!!! e na dúvida, óbvio, de qual doce escolher…

 

IMG_20140120_182854_981  IMG_20140120_182819_955IMG_20140120_182803_622

 

Escolhi uma tortinha com frutas vermelhas, um pain au chocolat e um mate porque com o calorão aqui do Rio não dá certo tomar muito café ou chocolate quente…

 

IMG_20140120_181117_656IMG_20140120_181153_303IMG_20140120_182734_035

 

Geeeentchyy!!! Uma delicia!! De verdade!!  Até que enfim um lugar perto de casa onde posso comer meus docinhos parisienses em paz e na certeza de que o sabor e a textura são praticamente idênticos aos doces que provo na minha amada Paris. Aqui, acho que cabe uma pequena explicação do motivo de eu gostar tanto dos doces parisienses. O nível de “doçura” é bem diferente dos doces que comemos no Brasil.  A confeitaria  parisiense não é carregada no açúcar, existe uma busca pela harmonia entre massa, açúcar, chocolate, cremes afins e frutas. Não são doces enjoativos pelo excesso de açúcar, entretanto, são doces que devem ser saboreados devagar para percebermos a quase perfeição atingida pela harmonia entre os ingredientes. Foi em Paris que aprendi que o nosso brigadeiro poderia ficar muito melhor se fosse feito com cacau em pó e não achocolatado, por exemplo. E que deve ser usado manteiga com sal e não margarina.

Então, a dica pra degustar um docinho fofo e gostoso é dar uma passada na boulangerie Guerin e de quebra levar umas baguettes e croissants pra casa!!

 

Serviço:

Onde encontrar:

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 920 – Copacabana

Av. Bartolomeu Mitre, 630 – Leblon

Rua Jardim Botânico, 67 – Jardim Botânico

Delivery: 2523 4140

Entregas todos os dias de 8h às 19h30 para toda a Zona Sul, Barra, Centro e Tijuca – sem pedido mínimo. (isso não é o máximo?!?!?)

3 thoughts on “Um pouquinho de Paris no Rio : Boulangerie Guerin

  • 20/01 at 11:39 pm
    Permalink

    Sim, Juliana. Com certeza. À exceção do pão francês, que imaginei fosse igual ao que comemos na França, mas não é, tudo é muito gostoso.
    Linda semana para você.
    Cordial abraço.
    Marilia.

    Reply
  • 20/01 at 11:21 pm
    Permalink

    Prezada Juliana,

    Meu apartamento é próximo ao Guerin. Imagine alguém que já experimentou TUDO! que a confeitaria faz? Eu mesma.
    Quando Monsieur Guerin inaugurou a loja, as filas eram quilométricas e duravam o dia inteiro. Não eram filas indianas, em absoluto. Eram filas “de rolo” como costumo dizer. Esta procura perdurou por mais de dois meses e não havia como chegar perto da confeitaria. Parecia que a qualquer momento o estabelecimento iria fechar suas portas para nunca mais abrí-las. Literalmente, no primeiro dia M.Guerin fechou suas portas, sim, bem cedo, porque acabaram com tudo que estava exposto. Vi, durante muitos dias, os funcionários trabalharem até tarde da noite para repor o estoque que acabaria no dia seguinte em um piscar de olhos.
    A exceção ficou por conta do pão francês, excessivamente duro; a bem da verdade, uma arma. O sabor é delicioso, mas sua consistência é pesada. Em todo caso, vale experimentá-lo. Vai que…
    Cordial abraço da…

    Marilia Boos Gomes.

    Reply
    • 20/01 at 11:32 pm
      Permalink

      Eu imagino o frisson causado!! Agora está bem mais tranquilo. Sem filas, sem desespero. Eu só conhecia de nome e hoje resolvi ir lá. Adorei! Os doces são realmente muito bons e nem preciso dizer que a janta aqui em casa hoje foi baguette com queijo brie, né!? Voltarei muito mais vezes!!!
      abraços, Juliana.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: