Bate e volta em Assis, Itália

Olá pípol!!!

Estive agorinha no final do ano revisitando a Itália e inclui no roteiro a linda e labiríntica Assis, na região da Umbria. Sou admiradora declarada de São Francisco de Assis, por seu exemplo de vida e demonstração de fé.

Por termos perdido o trem mais cedo, acabamos não podendo visitar todos os pontos importantes mas o que eu queria, que era entrar na Basílica e na cripta que guarda as relíquias do Santo, eu consegui! E foi tão emocionante! Uma realização!

Pois bem, chegar em Assis vindo de Roma é super fácil e não tem mistério. É só pegar um trem na Estação Termini. Não tinha trem direto, fizemos uma parada em Foligno e não teve erro. Mas é bom verificar no site italiarail, os horários disponíveis.

Uma cidade que parece ter parado no tempo…

roma-paris 1036 roma-paris 1035  roma-paris 1003 roma-paris 979

A cidade fica no alto de uma colina, por isso, ao chegar na estação, pegue um ônibus (o ticket é vendido na lojinha em frente) que sai da estação mesmo e  vai te deixar lá em cima. Chegando lá, é só se perder pelas ruas que mais parecem um labirinto e ir descobrindo uma cidadezinha linda, de casario antigo, calçamento de pedra e belas Igrejas.

roma-paris 997

Meu objetivo principal era um só: conhecer a Basílica de são Francisco de Assis e cripta onde estão expostas as relíquias. A Basílica é infinitamente mais simples do que tantas outras Duomos e Catedrais que já conheci. Silenciosa, escura e fria. A emoção fica por conta de descer até a cripta e poder ver de perto as relíquias: seus poucos pertences que ali estavam expostos. Não é permitido tirar fotos.

Outro detalhe que me impactou bastante foi perceber como a cidade conseguiu se reerguer após o terremoto de 1996 que destruiu praticamente toda a cidade. Se eu não soubesse desse terremoto, não acreditaria que a cidade passou por uma tragédia tão grande, que me lembro ter visto pela tv na época.

roma-paris 996 roma-paris 994 roma-paris 999 roma-paris 1000 roma-paris 1032

 

Foi um grande dia! Apesar das poucas horas e de não ter podido fazer um tour completo, conhecer a Basílica e um pouquinho da cidade foi um passeio e tanto!

Lugares para comer um bom panino tem aos bocados, lojinhas de souvenirs também e se gostar de um bom doce, compre um “charuto” de chocolate que pode ser recheado com chocolate meio amargo, creme de pistache ou nutella… huummmm

16148747362_733a99c1ee_z 16147590651_410067dce9_z

One thought on “Bate e volta em Assis, Itália

  • 07/01 at 7:20 pm
    Permalink

    Me fez lembrar do filme Romeu e Julieta!!! 🙂

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: